Seminário discute políticas públicas e psicologia

Publicado em: 21 de junho de 2018

Aconteceu em Belo Horizonte, no início do mês, o " IX SEMINÁRIO NACIONAL DE PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS” – ETAPA SUDESTE: DIÁLOGOS EM REDE E DESAFIOS ÉTICO-POLÍTICOS DA PSICOLOGIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: DO DESMONTE À RESISTÊNCIA.

O Seminário debateu a inserção da Psicologia nas Políticas Públicas e os desafios éticos e sócio-políticos que incidem na prática profissional. O evento foi realizado pelo Conselho Federal de Psicologia e os Conselhos Regionais de Psicologia de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, em parceria como Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP).

O foco é dar visibilidade às práticas de profissionais da Psicologia nas políticas públicas. Debater seus desafios e dilemas e compartilhar experiências parafortalecer o exercício profissional e reafirmar as garantias de direitos nos diversossegmentos dessas políticas.

Segundo o Psicólogo Eder Lúcio, “poder participar desse evento e contribuir com experiências novas para colocar em pratica no atendimento aos usuários do SUS/SUAS egratificante e mais ainda, poder reafirmar as garantias de Direitos nos diversos segmentos dessas políticas”.

Para a secretária municipal da Família e Políticas Sociais, Heloísa Alves de Almeida Gribel, “o tema de maior relevância discutido foi Condições de Trabalho, Identidade e valorização profissional e igualdade”, pois discutiu se o exercício profissional no contexto das políticas públicas elucidando o status das condições de trabalho enfrentadas pela categoria e os desafios, entraves e atravessamentos que incidem sobre a identidade e a valorização profissional, seja no trato com gestores, equipe interdisciplinares e/ ou com a população assistida. Parabenizo a todos pelo Seminário e confirmo Pirapora como uma das poucas cidades a avançar nessa área”.