Semana da Educação Inclusiva se torna lei

Publicado em: 15 de junho de 2018

Inspirado pelo trabalho da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) na promoção de uma educação cada vez mais inclusiva em Pirapora, o vereador Luciano Rodrigues (PV) propôs que a “Semana da Educação Inclusiva” fosse incorporada ao calendário oficial do município.

O projeto de lei foi amplamente aprovado da câmara e o legislador comemora: “Participei em 2017 do ‘1 º Workshop interdisciplinar de apoio a inclusão’, realizado pela SEMED. O evento me emocionou, pois trouxe uma formação sensível e qualificada para os profissionais da rede de ensino do município. Já estou em contato com a secretária Mara Bianca, para promovermos, ainda este ano, mais atividades que tratem desse assunto tão importante e atual”.

A “Semana da Educação Inclusiva”, que passa a integrar o calendário escolar e oficial de eventos do município, será realizada todo ano, em agosto. Ter a semana dedicada a este tema visa aprofundar a formação e sensibilização de toda comunidade piraporense, além de aprimorar o trabalho de todos que se relacionam com nossas crianças, dentro e fora da escola.

O vereador ressalta ainda, que sua proposta foi pautada na necessidade de adotarmos medidas de transformação da cultura social, para que possamos promover diariamente a inclusão de todas as crianças. Agosto foi escolhido porque no mês já existe a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

A Inclusão Social na prática

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Superintendência de Educação Especial, acompanha todos os trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais, que prestam atendimento às crianças com necessidades educativas especiais.

A diretora Mônica Chrystina, da Escola Municipal Maria Coeli Ribas Andrade Silva, salienta que as crianças com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TDG) e/ou altas habilidades/superdotação têm amplo atendimento educacional especializado, para atender suas especificidades.

"Aqui na escola temos cinco profissionais dando o atendimento necessário a essas crianças, são três professores de apoio e dois cuidadores sociais, trabalhando em dois turnos, matutino e vespertino", comenta a diretora.

A educação inclusiva deriva do direito que todos tem de frequentar uma escola pública e de qualidade: "Nossa escola tem uma sala específica para que o apoio aos alunos aconteça de forma democrática, para que os estudantes participem de todas as atividades do cotidiano escolar", ressalta Mônica Chrystina.

Na rede municipal, a Superintendência de Educação Especial é formada pelas profissionais Raquel Batista de Souza (coordenadora), Cláudia Silva de Moura Queiroz (Psicopedagoga) e Maria Liliane Pereira Soares (PEB). A equipe atua nas unidades de ensino do município com a finalidade de: coordenar a implementação das diretrizes político-pedagógicas referentes à educação especial visando à inclusão do aluno; implementar ações voltadas para a adequação do currículo e aplicação de metodologias apropriadas à educação especial e inclusiva; incentivar e apoiar a elaboração e execução de planos, programas e projetos inovadores para a educação especial;  estabelecer parcerias tendo em vista a implantação das diretrizes político-pedagógicas inclusivas, apoiar, orientar e capacitar os profissionais envolvidos na Educação Especial.

Conforme a coordenadora Raquel Batista: “um dos grandes desafios para a Educação Especial numa perspectiva inclusiva é a aceitação das diferenças. Assim, a nossa equipe busca sempre a sensibilização para a importância de garantir o direito universal à educação”.

Recentemente alguns alunos receberam um profissional de apoio, conforme suas necessidades, e outros, cuidadores sociais. Estes profissionais colaboram com o professor regente para garantir o acesso, desenvolvimento e permanência na escola.

A busca pela qualidade no atendimento das crianças com necessidades educativas especiais impulsiona a equipe de Educação Especial da SEMED. “Entendemos que a educação inclusiva é crucial para a educação como um todo. A cada caso que atendemos crescemos, não apenas profissionalmente, mas, sobretudo como pessoas. Afinal, somos todos iguais nas diferenças”, finaliza Raquel.

A secretária Mara Bianca ressalta a importância dessa conquista para Pirapora: “Nos orgulhamos do trabalho da equipe e agradecemos o empenho do vereador Luciano. Aceitar as diferenças é um passo importante para garantir a equidade social e a democracia que tanto almejamos. A prefeita Marcella também faz parte de cada conquista, pois faz questão de incentivar o desenvolvimento da educação de Pirapora. Lutamos para melhorar o atendimento na rede municipal de ensino e poder inserir essa atividade no calendário oficial do nosso município só fortalece o nosso esforço”.