Com apoio da Prefeitura, Corrida do Marinheiro será no domingo

Publicado em: 15 de junho de 2018

A Corrida do Marinheiro, versão 2018, será realizada na manhã do próximo domingo (17/06), a partir das 07hs, na Orla Fluvial em Pirapora.

Com o apoio da Prefeitura de Pirapora, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Cultura (SEJUC) e a parceria da Faculdade Funam, a Capitania Fluvial do São Francisco realizará o evento em alusão à Data Magna da Marinha e ao aniversário da Batalha Naval Riachuelo, comemorado no último 11 de junho.

De acordo com a programação, após a concentração dos participantes, um aulão de ginástica e aquecimento será desenvolvido para a preparação dos corredores. Ás 07:30hs será dada a largada da corrida infantil. Em sequência, as demais disputas serão iniciadas. Haverá sorteio de brindes e a premiação começará a partir das 10hs.

Além da data comemorativa da Marinha, a Corrida do Marinheiro objetiva a promoção sócio esportiva da saúde, incentiva a prática da atividade física e já faz parte do calendário esportivo do município. Na estrutura oferecida, os participantes podem contar com apoio médico, trajetos demarcados e sinalizados, hidratação com o apoio do SAAE de Pirapora, medalha e camiseta de participação e fruta para os atletas após a realização das provas.

O secretário de esportes, Aldair Delfino, vê a Corrida do Marinheiro como o fruto de uma parceria importante para Pirapora. “Sabemos da importância que a Capitania Fluvial do São Francisco tem em toda a nossa região. A Prefeitura de Pirapora, com a prefeita Marcella sempre será parceira da Marinha em eventos com este tipo de intuito, de beneficiar a população piraporense. O atletismo tem crescido muito em nossa cidade e este evento reforça ainda mais o aumento do interesse dos novos adeptos. Parabéns para a Marinha, por aproveitar uma data tão importante para esta entidade e proporcionar mais qualidade de vida para o nosso povo.” Ressaltou o secretário.

Vitória histórica

No dia 11 de Junho de 1865, nas águas do Rio Paraná, próximo à confluência do Riachuelo, travou-se o sangrento combate que recebeu o nome do pequeno afluente. Nomeada como a Batalha Naval do Riachuelo, esta é considerada uma Batalha Decisiva na Guerra da Tríplice contra o Governo do Paraguai. Impôs uma séria derrota ao inimigo. O que restou de sua Esquadra não teve mais relevância no conflito. Acabou com as chances de uma rápida vitória paraguaia, cuja estratégia passou a ser defensiva, restrita ao seu território. Garantiu também o bloqueio, impedindo o recebimento de armamentos do exterior pelo Paraguai e permitiu que os aliados da Tríplice Aliança usassem os rios livremente para sua logística.

Desde então, a Marinha do Brasil comemora, todos os anos, no dia 11 de junho, os feitos heróicos daqueles homens que lutaram na Batalha Naval do Riachuelo, reconhecendo-os como exemplos e lembrando seus atos às gerações que os sucederam.