Atenção ao Cadastramento escolar 2019

Publicado em: 8 de junho de 2018

Desde 2018, o cadastramento escolar para o ensino fundamental na rede municipal e estadual é feito on line. Este ano, estudantes e pais de alunos devem fazer o cadastro de 11 a 22 de junho. As inscrições serão feitas somente pela internet, no site www.educacao.mg.gov.br.

O processo também inclui candidatos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. É importante frisar que os formulários online podem ser acessados também pelo celular ou tablet, bem como computador desktop ou notebook.

Essas medidas do Governo do Estado pretendem garantir mais transparência e agilidade no processo além de direcionar o aluno para a escola por meio de georreferenciamento.

Quem deve participar:

– Crianças com seis anos completos ou que vão completar essa idade até o dia 30 de junho de 2019;

– Estudantes vindos de outros municípios ou transferidos de escolas particulares.

– Candidatos à Educação de Jovens e Adultos (EJA);

– Para os menores de 18 anos, a inscrição via internet deve ser feita pela mãe, pelo pai ou por um responsável maior de 18 anos.

Aqueles que não têm acesso à internet poderão procurar o Centro Vocacional Tecnológico e a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (CVT/Uaitec) polo Pirapora, de segunda a sexta-feira, durante o período de cadastramento. Pela manhã das 11 às 12 horas e à tarde das 16 às 17 horas. A unidade do polo fica localizada na Praça da Estação, número 10, Centro.

Caso necessário, as informações prestadas pelos pais ou responsáveis no formulário do Sistema de Cadastro poderão ser conferidas pela Comissão do Cadastro Escolar.

O candidato com endereço comprovadamente correto terá assegurada a sua vaga em escola de sua região do município. Ao candidato que não residir no endereço informado, não será assegurada vaga em escola da jurisdição correspondente, podendo ser alocado em outra escola onde houver vaga.

O aluno já matriculado no Ensino Fundamental nas redes públicas não deve inscrever-se no Cadastro Escolar. A matrícula, que garante a vaga na instituição de ensino, será efetuada em outro momento.