União pelo rio São Francisco

Publicado em: 5 de junho de 2018

Hoje, 05 de junho, o mundo celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. E para exaltar e conscientizar a população sobre essa data, a Prefeitura Municipal de Pirapora junto com o CRA – Centro de Referência Ambiental do munícipio e outras entidades, como o CODEMA – Conselho Municipal de defesa do Meio Ambiente e o SAAE, organizaram para esta semana, uma série de atividades relacionadas à data.

Ontem, o SAAE-Pirapora realizou uma palestra para alunos do 9º ano da Escola Estadual Fernão Dias. Com o tema ‘Aprendendo a reciclar óleo’, o biólogo da autarquia, Patrick Nascimento Valim e o responsável pela Seção de tratamento de Água e Esgoto – Setae, Angelucio Pereira da Cruz, ensinaram aos estudantes presentescomo fazer sabão caseiro usandoóleo usado de cozinha. “Estamos aqui para ensinar estes alunos como reciclar esse produto que tem um potencial poluidor altíssimo. O óleo de cozinha, quando descartado erroneamente na rede coletora de esgoto, traz danos e prejuízos, pois ele entope todo o sistema, além de poluir o solo, lençol freático, ou seja, prejuízo total para o meio ambiente”, destacou Valim.

Segundo a diretora do Fernão Dias, Cleta Gonçalves de Oliveira Sena, o tema meio ambiente é constante na escola. “O trabalho de conscientizar os alunos sobre a preservação do meio ambiente é diário. Estamos sempre envolvidos em projetos ambientais, seja no replantio de árvores ou na limpeza do rio São Francisco. Nesta semana, que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, os professores de disciplinas como Ciências e Geografiaintensificam este trabalho, sempre com atividades relativas ao tema”, explicou Cleta Oliveira Sena.

Para o professor de geografia e vereador (líder do executivo na Câmara), Eder Danilo Silva, parceiro e idealizador da semana do meio ambiente, este trabalho de sensibilização até a conscientização começa nas escolas, sem esquecer a responsabilidade do cidadão, da prefeitura e câmara legislativa. “Só com a participação de todos teremos um meio ambiente digno e equilibrado. Em 2013, enquanto vereador suplente, criei na câmara a Semana do Meio Ambiente. Desde então a prefeitura, com apoio do CRA e do SAAE tem desenvolvido ações. Nesta semana haverá uma série de eventospara que a comunidade escolar e piraporense possa aprender a preservar e limpar o meio ambiente”, enfatiza o vereador.

De acordo com o organizador da agenda, Sydartha Moreno, coordenador de projetos no CRA, essa semana será intensa, recheada de atividades. Além de palestras e panfletagem nas escolasestá previsto visitas nas universidadespara convidar os universitários a participar do mutirão de limpeza do Rio São Franciscoe, uma caminhada ecológica. “Essa agenda foi pensada em 2017, na época não conseguimos realizar todas as ações. Agora, a sociedade civil se uniu com o poder público. Estamos no mesmo barco, prefeitura, ACIAPI – Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Pirapora, SAAE, cidadãos e demais entidades. Todos envolvidos na defesa do meio ambiente e na revitalização do rio, que é tão importante para o município e região”, comenta Sydartha, que ainda faz um apelo a toda população: “Costumo dizer que a união é que torna possível todas as ações. O mutirão de limpeza do rio São Francisco, dia 09, fecha a semana do Meio Ambiente, e gostaria de contar com a presença de todos, para fecharmos com chave de ouro”, convida o organizador.

Agenda:

• 07 de Junho, a partir das 8 horas – Caminhada Ecológica, saindo da Praça da Bíblia, na Avenida Pio XII até a orla.
  • 08 de Junho, às 13 horas – Seminário Ambiental, na Escola Estadual Fernão Dias.
  • 09 de Junho, a partir das 7 horas – Mutirão de limpeza do Rio São Francisco.