Secretaria de Saúde de Pirapora comemora a Semana de Luta Antimanicomial

Publicado em: 22 de maio de 2018
Publicado por: Migração do Site

A Secretaria de Saúde de Pirapora comemorou a semana da Luta Antimanicomial em parceria com entidades e promoveu uma série de atividades.

Para a coordenadora do Caps adulto, Mariana Rodrigues, “a Luta Antimanicomial é um movimento dos usuários, familiares e trabalhadores da Saúde Mental, que surgiu em decorrência da Reforma Psiquiátrica, e visa à garantia de direitos, a reabilitação e reinserção social, rompendo com o modelo exclusivo de tratamento em hospitais psiquiátricos como os antigos manicômios”, informou.

O coordenador do CAPS Infantil, Marcelo Cruz explicou que, “instituído há 31 anos, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, representa um marco no combate ao estigma e à exclusão de pessoas em sofrimento psíquico”, disse.

A coordenadora da Saúde Mental de Pirapora, Venância Dantas disse que a proposta dos dois CAPS de Pirapora é dedicar uma semana inteira para comemorar a liberdade das pessoas diagnosticada com transtornos mentais.

“Gostaria de agradecer todas as pessoas que participaram dos eventos, como usuários, familiares, Casa de Cultura Afro Gerais, a Coopeduc, o CAPS de Buritizeiro, funcionários da Secretaria de Saúde de Pirapora em especial a coordenadora da Atenção Primária, Joice Quadros e a secretária de Saúde de Pirapora, Maria Cândida Fiuza pelo apoio em todos os eventos”, ressaltou a coordenadora da Saúde Mental.

Entre as atrações do CAPS adulto, teve um Tour pelos pontos turísticos de Pirapora, atividades recreativas e jogos; roda de conversa: “ASUSSAMP” uma história de mobilização social em prol da saúde mental em construção”; e exposição dos materiais confeccionados nas oficinas. Também aconteceu o Dia da Beleza com a Consultora da Mary Kay e Instituto Mix,  além de cinema comentado e almoço especial no Gremil.

O CAPS infantil também contou com uma vasta programação com ‘Oficinas Artísticas’, organizada por Madalena Souza, Marcos Brito e a equipe técnica do CAPS infantil.

Os alunos do CAPS participaram das oficinas de pinturas, ofertada por Dayana Soares, Iara Ribeiro e Karla Oliveira; Roda de Conversa organizada por Maria Alice Chamone e Clarissa Carvalho. As crianças e adolescentes também se divertiram muito com muita música e ambientalização com Simone Siega e um passeio pra lá de divertido no Clube da Liasa. Também foi feito um passeio especial no CVT, com direito a sessão de cinema, onde assistiram ao filme ‘Divertidamente’.

No encerramento do evento aconteceu na sexta-feira, a ‘Manhã de Lazer Sensibilizadora’, com artes e outras atividades como música, peças teatrais e brincadeiras na Praça dos Cariris.