Sesau Pirapora recebe veículo para programa Melhor em Casa

Publicado em: 18 de maio de 2018

Nesta semana, a equipe de saúde do Programa Melhor em Casa recebeu das mãos da prefeita de Pirapora, Marcella Machado Fonseca, as chaves do Fiat Doblô zero km, no Centro de Educação Permanente em Saúde, que será usado nas visitas aos pacientes.

A ‘segurança do hospital no conforto do seu lar’ é o que propõe o programa Melhor em Casa, que teve início em 2017, na gestão do secretário de Saúde, Sinvaldo Alves e já realizou 4.637 procedimentos em usuários.

A dona Rosa Maria que recebeu atendimento da equipe em sua casa, também agradeceu o carinho dos profissionais. “Essa visita e o cuidado com os pacientes é muito importante, me deixa feliz”, relatou.

Segundo a coordenação da Atenção Primária em Pirapora, Joice Quadros, o usuário deve procurar a unidade de saúde do seu bairro, onde a equipe verificará a partir dos critérios de acesso, se o paciente se enquadra no perfil do programa.

O secretário de Governo, Sinvaldo Alves disse que, “o Melhor em Casa é um serviço indicado principalmente para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento, por isso a atenção da família é fundamental”, disse.

O técnico de enfermagem do programa, Luiz Fernando Froes explicou também que, serão atendidos pacientes que tenham cuidador responsável. “O programa conta com uma equipe de multiprofissionais que estará atendendo e ao mesmo tempo, capacitando o cuidador e o núcleo familiar a ter um olhar diferenciado para o paciente. Pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos, com ou sem agravamento ou recém-operados são prioridades do programa”, enfatizou.

O médico que atende o programa, o reumatologista e otorrinolaringologista Dr. Cláudio Tolentino disse que o programa é maravilhoso, “estamos caminhando, e vamos chegar a todos os bairros”, afirmou.

Segundo a secretária de Saúde, Maria Cândida Fiuza, o programa representa um avanço para a cidade. “Desde o inicio do mandato da prefeita foi determinado à implantação do projeto. Graças a Deus deu certo, agradeço a coordenadora Jessica e a sua equipe que tem levado a prevenção, tratamento, reabilitação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, conforme a necessidade de cada um”, concluiu a secretária de Saúde de Pirapora.

Para a prefeita Marcella, esse programa é muito importante para toda população e salienta uma nova proposta: "Já venho conversando com o Sinvaldo e a Maria Cândida no sentido de ampliar o programa em nossa cidade. O projeto é muito bom e os profissionais envolvidos são capacitados, então merece uma atenção especial", finaliza.