O Sucesso do 3º Encontro da Mulher Rural

Publicado em: 18 de maio de 2018

O 3º Encontro da Mulher Rural, realizado durante todo o dia 17/05, no Centro de Convenções de Pirapora foi um sucesso, pois contou com participação efetiva de ruralistas, empresários, políticos, associações, sociedade civil etc. O evento, parceria da Emater-MG, Prefeitura, Secretarias Municipais, por meio do Centro de Referência da Mulher (CREMP), proporcionou a inclusão social e produtiva da mulher no campo, fortaleceu a autoestima, o empoderamento e o empreendedorismo socioeconômico.

De acordo com a técnica do Cremp, Kênya Barros, "com muito trabalho, conseguimos realizar mais um Encontro da Mulher Rural. Evento este que não seria possível sem a ajuda de Deus e de todos os nossos parceiros. Nossa meta é intensificar ainda mais a valorização das conquistas femininas".

Representando a prefeita Marcella Fonseca, o secretário municipal de Governo, Sinvaldo Alves Pereira, destacou a importância das políticas públicas como investimento na zona rural.  “Destaco, também, a determinação da secretária Heloísa Gribel na efetivação dessas políticas públicas, atuando por meio de feitos e parcerias que comprovam a representavidade dos produtores rurais de Pirapora”.

Além da comunidade rural e trabalhadores, o Encontro teve presença dos vereadores Luciano Rodrigues (PV), Itamar do Cordeiro (PSDB) e Eder Danilo (Líder do Executivo na Câmara, PSB) e do secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Ildemar Antônio Alves Cordeiro. O sindicato dos Trabalhadores Rurais foi representado pela presidente Noeme Pereira dos Santos. A economista doméstico e extensionista de Bem Estar social, Fabiane Pereira Pinheiro, e a gerente Maria de Lourdes Vieira, representaram a Emater-MG.

“Nossa palavra de ordem é: excelência. Por isso, apoiamos o Encontro da Mulher Rural no sentido de destacar e valorizar aquela que desenvolve uma jornada de trabalho tripla. Vamos continuar avançando, transformando e apoiando, desde que seja com o compromisso e afinco, como sempre procuramos fazer”, disse em discurso, a secretária municipal da Família e Políticas Sociais, Heloísa Alves de Almeida Gribel.

Após discursos, o advogado Dr. Márcio Aurélio Ferreira Pessoa proferiu palestra sobre direitos trabalhistas dos trabalhadores rurais. Ele explanou sobre aposentadoria e o empreendedorismo da mulher no campo. Em seguida, a agricultora Maria da Luz e a aposentada Lúcia Sopas receberam homenagem por sua garra e determinação. O Clube Amantes da Viola e o Studio de Dança Ballet & Cia se apresentaram e encantaram o público.