Programa Saúde na Escola incentiva atividades de resgate cultural no enfrentamento da obesidade infantil

Publicado em: 3 de maio de 2018
Publicado por: Migração do Site

A semana ‘Saúde na Escola’ de 23 a 27 de abril, trouxe em 2018, o tema: enfrentamento ao excesso de peso e obesidade infantil e a importância da utilização da caderneta de saúde da criança.

A Secretaria de Saúde de Pirapora somou esforços com o NASF e por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) realizou no dia 27 de abril na Área de Eventos, um dia cheio de atividades de resgate cultural, com o objetivo de estimular a saúde das crianças e jovens, além de desenvolver a campanha de vacinação contra a influenza, e incentivar o lazer e a recreação.

Segundo o educador físico do NASF, Mateus Veloso, “as opções de lazer e brincadeiras do passado, com o retorno do lazer ativo, mobiliza as crianças e os adolescentes a optarem por atividades de recreação que contrapõe com as opções eletrônicas que imobilizam nossos jovens e condicionam à hipocinesia. Nós trouxemos nesse projeto várias atividades como o bambolê, aula de dança, futebol e outras atividades, visando combater o sedentarismo”, destacou.

A referência técnica do PSE, Erinalda Santos Pereira disse que, além dessa  ação que propôs benefícios para os alunos, foi realizado também uma mobilização da população com a entrega de informativos nas escolas, estabelecimentos de saúde, e comunicação na rede de mídias, dentre outras estratégias nas escolas municipais e estaduais.  

“O exercício físico rejuvenesce, diminui as chances de um ataque cardíaco, diminui os níveis de açúcar no sangue, dá mais energia, melhora a respiração, da menos dor nas articulações, melhora o funcionamento mental e diminui as chances de ossos quebrados e faz bem a saúde”, destacou a coordenadora da Atenção Primária, Joice Quadros.

Participaram do evento, além de alunos das escolas publicas profissionais da Secretaria de Saúde de Pirapora, acadêmicos, estagiários e professores da Fac-Funam.