Pirapora marca presença em Capacitação do SELO UNICEF

Publicado em: 2 de maio de 2018

Comitiva de Pirapora esteve em Montes Claros para participar do II Ciclo de Capacitação do SELO UNICEF, na última sexta-feira, 27/04, em Montes Claros. O evento aconteceu na Região Integrada em Segurança Pública (RISP) e contou com presença de representantes do Fundo Internacional das Nações Unidas de Socorro à Infância (UNICEF) e de dezenas de cidades de Minas Gerais. Pirapora, de início, se destacou durante o evento ao informar que já possui o NUCA (Núcleo de Cidadania das Crianças e Adolescentes). Durante a solenidade, constatou-se que muitos municípios ainda não criou tal Núcleo, peça fundamental no desenvolvimento, planejamento e execução de políticas públicas para crianças e adolescentes.

Foi abordado, ainda no evento, toda capacitação necessária para a criação de Fóruns Comunitários e uma série de atos necessários em busca do prêmio SELO UNICEF, no qual vai inserir Pirapora num contexto muito mais valorizado tratando-se de direitos efetivos às crianças e adolescentes. Participaram da Capacitação a mobilizadora Scheila de Jesus Coimbra, a articuladora Clarissa Lino, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Kelly dos Santos Barbosa, o adolescente Walyson Guilherme Dias dos Santos e o coordenador de informações do SELO, Thiago de Souza Matos.

O adolescente Walyson se sentiu feliz e satisfeito em participar do ato. Durante o Ciclo, ele apresentou, junto aos companheiros e companheiras de outras cidades, uma apresentação teatral com o intuito de criticar o bullying e destacar a atuação da criança e adolescente nos universos educacional e social.

Segundo Heloísa Alves de Almeida Gribel, secretária municipal da Família e Polícias Sociais, “criança e adolescente têm direito à liberdade, à vida digna, ao lazer, à educação e saúde de qualidade e, sobretudo, a conviver com a família em lugar descente e digno. Por isso enviei equipe técnica de Pirapora para participar e aproveitar ao máximo esse Ciclo de Capacitação. Nossa meta agora é promover os Fóruns Comunitários e trazer a população para lutar junto conosco nessa batalha pela concretização dos princípios constitucionais inerentes aos direitos sociais e garantias fundamentais e individuais. É assim que se faz política pública: com capacitação e apoio do povo”, concluiu.