Vacinação contra a gripe começa em Pirapora

Publicado em: 25 de abril de 2018
Publicado por: Migração do Site

A vacina já está disponível nas unidades de saúde de Pirapora para os grupos que têm mais risco de complicações pela gripe, seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

A mobilização iniciou no Centro de Educação Permanente em Saúde de Pirapora, no dia 20.04, quando foi realizada uma reunião com enfermeiros e técnicos de enfermagem para discussão do fluxograma do calendário vacinal.

A vacinação começou no dia 23 de abril e seguirá até 1º de junho, sendo sábado (12 de maio), o dia de mobilização nacional.

A Secretaria de Saúde de Pirapora e a Gerencia Regional de Saúde está assegurando vacina para cobertura de 100% do público-alvo da campanha. “Ressaltamos que no ano passado não faltou à vacina no município. É importante lembraraos pais que, não deixem de levar a criança para tomar as duas doses da vacina”, lembrou a coordenadora da Imunização da GRS, Flávia Rocha Teixeira Mota. 

Para a referência técnica em Imunização na Atenção Primária, Andiara Luiza Xavier Freitas, “pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. Paciente em condição de risco clinica e portadores de doenças crônicas não transmissíveis também devem se vacinar. Este grupo deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação”, ressaltou.  

A Secretária de Saúde de Pirapora, Maria Cândida Fiuza disse que o maior objetivo é reduzir as complicações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, como também as internações e mortalidade.

“Também será realizada uma força tarefa para realização da verificação vacinal casa a casa para febre amarela, a iniciar-se a partir 02 de maio. Serão 33 dias dedicados a essa atividade, devendo todos os residentes do domicílio deixar o cartão de vacinas para consulta caso precise ausentar-se da residência. A verificação vacinal de outras vacinas será realizada simultaneamente, explicou a coordenadora da Atenção Primária de Pirapora, Joice Quadros.

 

GRUPO PRIORITÁRIO PARA A VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

Crianças (6 meses a 5 anos);

Idosos (acima de 60 anos);

Gestantes (qualquer idade);

Puérperas (até 45 dias após o parto);

Trabalhadores de Saúde;

População Indígena;

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;

Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (12 a 21 anos);

Pessoas portadoras de doenças crônicas;

Professores das escolas públicas e privadas;

Categoria de risco clínico com indicação da vacina.