Projeto promove mais saúde em Pirapora

Publicado em: 4 de abril de 2018
Publicado por: Migração do Site

A prática de atividades físicas e a adoção de hábitos saudáveis tornaram a tônica mundial nas últimas décadas. De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS) a inatividade física é o quarto principal fator de risco de mortalidade global e, aproximadamente, 3,2 milhões de pessoas morrem a cada ano por falta de atividade física. Ainda segundo pesquisas da OMS, pessoas pouco ativas têm entre 20% a 30% mais risco de morte quando comparadas com aquelas que praticam pelo menos 30 minutos de atividade física moderada na maioria dos dias da semana.

Baseado nestes alarmantes números, em Pirapora, o Projeto Vida Saudável, desde janeiro de 2017, vem mudando a vida e proporcionando mais saúde para dezenas de pessoas nos bairros Bom Jesus 2 e Nova Pirapora.

Visando promover e incentivar os moradores destes bairros e adjacências a adotar a atividade física em locais públicos, o Projeto Vida Saudável tornou-se referência para os participantes. Com a devida orientação e acompanhamento semanal de profissionais capacitados, os hábitos saudáveis já fazem parte da rotina.

Em cada bairro, semanalmente, a educadora física Adriana Diniz ministra duas aulas, com duração média de 50 minutos. São realizados alongamento, ginástica aeróbica e ginástica localizada. Além disso, os participantes contam com atividades dinâmicas utilizando materiais alternativos que favorecem no desenvolvimento dos exercícios. Outro ponto de destaque é a aferição e acompanhamento da pressão arterial, dos participantes, antes do início das aulas.

Maior cuidado que gera resultados

Segundo Adriana Diniz, a maioria dos participantes do projeto já relatou melhoras significativas nas atividades diárias, além de maior cuidado e controle da pressão. “Isso é um fator motivacional para a continuação do projeto que busca principalmente a melhoria da saúde dos participantes”. Revelou Adriana Diniz.

O Projeto Vida Saudável tem como público alvo maiores de 18 anos. Nas terças e quintas-feiras, das 07:00 às 08:15hs as aulas são realizadas na Quadra Poliesportiva do bairro Bom Jesus 2. Nas quartas e sextas-feiras das 06:30hs às 07:45hs, o projeto é desenvolvido no bairro Nova Pirapora, na Praça Padre Léo.

Benefícios para a saúde

A OMS define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requeiram gasto de energia – incluindo atividades físicas praticadas durante o trabalho, jogos, execução de tarefas domésticas, viagens e em atividades de lazer. O termo "atividade física" não deve ser confundido com "exercício", que é uma subcategoria da atividade física e é planejada, estruturada, repetitiva e tem como objetivo melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico.

A atividade física moderada e intensa traz benefícios para a saúde. A intensidade das diferentes formas de atividade física varia entre as pessoas. A fim de trazerem benefícios para a saúde cardiorrespiratória, todas as atividades físicas devem ser praticadas em sessões de pelo menos dez minutos de duração.