Prefeitura reafirma cumprimento dos prazos negociados com Sindicato

Publicado em: 2 de abril de 2018

Em relação às reivindicações dos servidores em greve, a administração municipal informa que, além de manter os salários em dia, está em diálogo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pirapora-MG (SINDIPIRA) desde outubro de 2017. Todas as reuniões, acordos e discussões foram registradas e sempre buscaram o bem comum.

No dia 24 de janeiro de 2018 foi estabelecido, em reunião entre as duas instituições, prazos e condições para implementação das pautas discutidas. A Prefeitura de Pirapora enviou à Câmara Municipal proposta para o Projeto de Lei contendo itens que garantem novos direitos a todos os servidores municipais, como:

• Implementação de férias em 25 dias úteis por ano;
  • Aumento da licença maternidade de 120 para 180 dias;
  • Implementação de folga remunerada para o servidor no dia de seu aniversário;
  • Aumento da licença sem vencimentos de 1 (um) para 3 (três) anos;
  • Criação da licença remunerada para capacitação;

A Prefeitura ressalta que todos os prazos estão sendo cumpridos. Porém, esta mobilização do Sindicato é por categorias específicas, como Educação, Saúde e Guarda Municipal. “Essas reivindicações precisam ser analisadas com tempo, planejamento e principalmente orçamento para atender todas as demandas. O que não foi cumprido é porque ainda está no prazo”, reafirma o secretário de governo, Sinvaldo Alves Pereira.

Atualmente algumas escolas municipais estão sem aulas, por motivo da paralisação dos professores no momento de discussões e acertos quanto ao impacto financeiro que gerará para o município.

A Prefeitura Municipal está disposta a manter o acordado em ata, desde que seja encerrada a paralisação e normalizado o atendimento à população, principalmente na área da educação, onde vários alunos continuam sem aula.

Este inclusive foi o compromisso do Sindicato na ata firmada no dia 24 de janeiro, no qual foi decidido que: “…o SINDIPIRA suspenderá a paralisação marcada para o dia 26 e a greve geral, para que a Prefeitura tenha tempo de solucionar as questões negociadas nos prazos estipulados”.

Com isso, o Executivo continua aberto ao diálogo e destaca que em nenhum momento houve descumprimento do acordo firmado.