Tudo pronto para o JOESP 2018

Publicado em: 22 de março de 2018

O Congresso Técnico que definiu a forma de disputa e o regulamento dos Jogos Escolares de Pirapora (JOESP) versão 2018, foi realizado na tarde da última terça-feira (20/03) no Centro de Convenções.

Na reunião com os educadores físicos, representantes das escolas da rede municipal, estadual e federal, os profissionais da Secretaria de Esportes, Juventude e Cultura (SEJUC) esclareceram as dúvidas e definiram, em consenso com os participantes, os detalhes para o início do evento esportivo.

Com a fase de planejamento já executada, o secretário de esportes, Aldair Delfino, destacou a importância deste evento para o esporte em Pirapora. “É importante que as escolas mobilizem suas equipes para que tenhamos um JOESP ainda melhor do que foi no ano passado. Além do incentivo ao esporte, é uma oportunidade para as escolas demonstrarem o trabalho que está sendo feito, que associa a educação mental com a física. A gestão da prefeita Marcella vem tendo uma atenção especial com a educação em nossa cidade e o JOESP é uma complementação nessa busca por uma educação de qualidade.” Argumentou Aldair Delfino.

A competição

Realizado pela Prefeitura de Pirapora, através da Secretaria de Esportes e Juventude, o JOESP 2018 será disputado entre os dias 02 e 13 de abril no Ginásio Poliesportivo. Ao todo 12 escolas estão inscritas, o que totaliza a participação de mais de 800 alunos. Serão quatro modalidades em disputa, nos naipes feminino e masculino: Basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

Serão dois módulos, tendo como critério as faixas etárias dos alunos. O Módulo I, será disputado pelos alunos nascidos entre 2004 a 2006 e no Módulo II, estão reunidos os que nasceram de 2001 a 2003. Os jogos serão diurnos e no contraturno dos estudantes.

Destaque no Brasil e no mundo

O JOESP equivale a primeira das quatro etapas dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Nesta fase municipal, as equipes e atletas que se destacarem podem garantir a sua participação no microrregional do JEMG, a ser realizada pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação.

De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), os Jogos Escolares são o maior evento esportivo estudantil do Brasil. A competição de abrangência nacional cresce a cada edição e reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. Atualmente, é tida como referência internacional.