Funcionárias do Supermercado Cordeiro recebem orientações sobre Saúde

Publicado em: 16 de março de 2018

Seguindo a programação do mês da Mulher, no dia 13/03, a Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora, por meio do Centro de Saúde da Mulher em parceria com a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhaes Freire ofereceu as funcionárias do Supermercado Cordeiro de Pirapora, exames preventivos e aconselhamento sobre ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), como a Sífilis e o HPV.

A referência técnica municipal em Saúde da Mulher e do Homem de Pirapora, Michelle Conceição e equipe de saúde realizou o exame preventivo contra o câncer de colo de útero (Papanicolau) nas funcionárias. Ela explicou que esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico para evitar o câncer do colo de útero.

“Algumas infecções sexualmente transmissíveis que antes só estudávamos na faculdade, e não convivíamos, está cada vez mais vigente e diante desse cenário nacional, é importante refletir como está a nossa saúde. O vírus do hpv, por exemplo, está em 80% da população sexualmente ativa. Mesmo que a pessoa tenha um só parceiro, essa estatística nos mostra que temos que nos prevenir, pois o câncer de colo de útero é o segundo que mais mata as mulheres. A Sífilis também está virando epidemia nacional”, ressaltou Michelle.

Esta parceria se desenvolveu através do vereador Itamar do Cordeiro, ele acredita que é importante o poder público e o privado andarem juntos para o bem da população. Também participaram da coleta as enfermeiras Kenne e Gecyara da Fundação Hospitalar, além da coordenadora do Projeto de Oncologia Municipal, Shirley Ferreira Silva Alves.

A secretária municipal de Saúde de Pirapora, Cândida Fiuza ressaltou que essas parcerias com o comércio são resultado do trabalho que a prefeita Marcella Fonseca vem fazendo. Ela também explicou que o exame  pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenha profissionais capacitados.