Programa de residência em Saúde da Mulher com ênfase em Saúde da Família inicia atividades em Pirapora

Publicado em: 6 de março de 2018

A solenidade de abertura dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde aconteceuàs 10h30min, no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria- Unimontes, em Montes Claros, no dia 01 de março, com a participação da Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora.

Para o município de Pirapora foram ofertadas e preenchidas quatro vagas para residência de Saúde da Mulher com Ênfase em Saúde da Família, nas UAPs Antônio Senra e Cícero Passos.

“Aresidência tanto profissional como médica são de extrema relevância porque formam profissionais mais humanizados, preocupados com a saúde e com a integralidade da assistência, o que reflete diretamente na população que são os atores principais no processo do cuidado. Entendo que é indiscutível a importância do programa, pois, aproxima o profissional do problema real da saúde do usuário etorna as ações mais resolutivas”, afirmou a secretária de Saúde de Pirapora.

O enfermeiro obstetra, Cristiano Dias (coordenador da Residência de Enfermagem em Saúde da Mulher, com Ênfase em Saúde da Família) relatou que; “durante a visita técnica no município de Pirapora pude perceber a potência de estrutura física, e o grande número de partos realizados pelo SUS na Fundação Hospitalar Doutor Moisés Magalhães Freire, que foram motivadores para a concretização dessa realidade”, disse.

A enfermeira Cláudia Danyella Alves Leão Ribeiro (tutora do programa de residência em Pirapora), diz que, “a residência em Pirapora permitirá a formação de profissionais mais qualificados para atuarem no SUS, no âmbito da saúde da mulher e da saúde da família e proporcionará aos usuários uma melhor assistência a sua saúde”, avaliou a enfermeira.

A enfermeira Ester Lisboa da Silva e o enfermeiro Gilson Paulo Nascimento da Secretaria de Saúde de Pirapora (preceptores da residência em Pirapora) ressaltaram que a inserção de Pirapora como um dos cenários de prática do programa foi um grande ganho para a região. “Aqui, serão formados profissionais com um olhar diferenciado para assistência prestada ao usuário e a comunidade ao qual está inserido", comemora Gilson.

A enfermeira Joice Quadros (coordenadora da Atenção Primária em Pirapora) afirma que o programa de residência já iniciou no município e reitera ser esse o primeiro programa para a enfermagem com pólo em Pirapora, “acredito que é o primeiro passo para um Programa Multiprofissional exclusivo para o município, e até lá temos muitos frutos a colher, garantindo a evolução das políticas públicas municipais direcionadas tanto a saúde da mulher quanto a saúde da família”, concluiu.