Procurador Municipal participa de Palestra sobre Segurança Pública

Publicado em: 23 de fevereiro de 2018
Publicado por: Migração do Site

O evento foi realizado pela Ordem dos Advogados da 50ª Subseção de Pirapora a convite do presidente, Dr. Maurício Tadeu. Participou da cerimônia o juiz criminal, Dr. Carlos Renato, os representantes da Policia Militar, Marinha, do Corpo de Bombeiros, câmara municipal, APAC e diversos outros representantes da sociedade.

A palestra foi realizada pelo Dr. Rômulo de Carvalho Ferraz, especialista em segurança pública e atual procurador geral de Justiça adjunto Institucional do Ministério Público do estado de Minas Gerais.  Ele falou sobre a necessidade de desenvolver o tema, que apesar de caro é fundamental para ordem na sociedade. Dr. Rômulo, também citou como exemplo a intervenção militar no Rio Janeiro, que não soluciona o problema e dos desafios que o Brasil enfrenta por ser o maior país da América do Sul, com um território que se estende por cerca de 47% da porção centro-oriental do continente sul-americano e possui 23.102 km de fronteiras, sendo 15.735 km terrestres e 7.367 km marítimas.

Após a palestra as autoridades públicas locais foram convidadas para debater na tribuna sobre segurança pública, cada participante teve oito minutos para se pronunciar, conforme acordado na ultima reunião (realizada no dia 26/01, http://www.pirapora.mg.gov.br/noticia/2061-procurador-geral-participa-de-reuniao-sobre-politica-de-seguranca-publica) sobre o tema, onde alguns questionamentos foram direcionados ao município.  

Representante da Prefeita Marcella Fonseca, Dr. Raul levou para tribuna um retorno sobre as indagações da ultima reunião, “Em relação à segurança pública, a Prefeita Marcella demonstra interesse e apoio a campanha olho vivo, inclusive o projeto se encontra em análise pela equipe. Sobre os moradores de rua o município de Pirapora, possui o Centro pop, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade, jovens, adultos e idosos que utilizam da rua como forma de sobrevivência, ele possui uma rotina diária que oferece café da manhã, almoço, lanche, banho, encaminhamento médico e oficinas sócio educativas”, Finaliza Raul. Outro ponto abordado pelo procurador municipal foi um projeto da Secretaria da Família, que busca conscientizar a população, com o tema “Não dê esmolas, dê cidadania”, esse plano será implantado pelo executivo, mas com o apoio das autoridades públicas e trabalho conjunto com a sociedade.  

De extrema importância para a segurança municipal, a iluminação pública foi lembrada e como resposta para as solicitações o município informa que uma Empresa está realizando as trocas das lâmpadas em caráter de emergência, e a população pode fazer sua solicitação, através do telefone 3740 – 6193 ou 3740 – 6194 das 08h ás 18h. A cerimônia foi encerrada após todas as falas, com o agradecimento pela presença de todos.