Prefeitura apresenta balanço positivo do Carnaval 2018

Publicado em: 20 de fevereiro de 2018

Como programado, o resultado do Pirafolia 2018 foi bem melhor em relação ao ano anterior. A festividade começou na sexta-feira, 09, com a 2° eliminatória do 7° Festival de Marchinha para o Prêmio Davi Miranda e se encerrou com shows de músicas baianas.

Já no sábado, pela manhã, aconteceu os “Jogos de Verão” na quadras de areia na Orla e nas quadras Dobson Machado, com competições de peteca, vôlei de areia e handebol.

A partir das 18h a Avenida foi tomada pelos desfiles de blocos caricatos. Duas bandas tocaram por noite, movimentando toda a Orla de Eventos com uma média de público de 15 mil pessoas/dia.

A equipe da Secretaria de Saúde esteve atuou todos os dias, orientando os foliões para os cuidados essenciais com a alimentação, o uso excessivo de bebidas e doenças sexualmente transmissíveis. A Vigilância Sanitária fiscalizou barracas e ambulantes durante todos os dias e notificou quem não estava de acordo com a legislação.

A Policia Militar, reforçou as ruas com a média de 80 policiais por dia de festa, e com isso foram realizadas as operações "Proteja seu Bairro", "Batida Policial", "Presença", além da fiscalização de trânsito e o motopatrulhamento. As ocorrências mais frequentes foram relacionadas a furtos de celulares e dinheiro, violência contra a mulher (Lei Maria da Penha), ocorrências de atrito verbal, apreensões de drogas e armas de fogo. Parte dessas ocorrências foram registradas na área de eventos e imediações.

Segundo o SAMU Macro Norte/MG, no período do Pirafolia2018 foram feitosum total de 41 atendimentos, sendo 22 a homens e 19 à mulheres. Destes,26 atendimentos foram por causas clinicas, 12 traumáticas, 03 psiquiátricas,

O sargento Borges do Corpo de Bombeiros salientou que Pirapora e Buritizeiro tiveram ações preventivas, com sinalizações e conscientização no trânsito e no rio São Francisco. “Em geral, foi tranqüilo, com baixo índice de acidentes e sem afogamentos. Foram 71 atendimentos com 23 vítimas. No trânsito, foram oito atendimentos com 10 vítimas”, comenta o sargento.

No período 47 profissionais estavam à disposição da população durante todo o dia. A corporação foi dividida em 28 equipes, sendo 17 de vistorias em locais e eventos e 11 para a festa momesca.

O SAAE-Pirapora, montou uma barraca dando assistência aos foliões com a distribuição de mais de oito mil copos com água, além do SAAEdinho (carro) que foi abastecido duas vezes ao dia com água gelada. A limpeza do circuito foi priorizada envolvendo 23 garis com a manutenção do circuito diariamente.

“Organizar um Carnaval não é tarefa fácil. Todos os piraporenses e turistas sempre esperam o melhor para a nossa cidade. A cada ano aprendemos mais e tentamos realizar uma festa mais agradável e que atenda todos os públicos”, finaliza o presidente da Emutur, Orlando Pereira.