Prefeitura de Pirapora promove campanha sobre a Hanseníase

Publicado em: 5 de fevereiro de 2018

A Prefeitura Municipal de Pirapora, através da Secretaria de Saúde alerta e convida empresas, organizações, associações, sindicatos, escolas, autoridades, veículos de comunicação e outros públicos a aderirem à campanha Janeiro Roxo, que é o mês de conscientização sobre a hanseníase.

A campanha teve início no dia 16 de janeiro, no presídio de Pirapora (Suapi), com a presença dos representantes da Secretaria Municipal de Saúde; participou a coordenadora da Atenção Primária, Joice Quadros, a assistente da coordenação, Priscila Costa, a agente de saúde do Centro de Educação Permanente, Erinalda Queiroz, o enfermeiro da UBS Santo Antônio, Pedro Paulo, a referência técnica de Hanseníase e Tuberculose do Município, Jane Aparecida, e foram recepcionados pelo diretor de Atendimento do Presídio de Pirapora, Diego Leite da Costa juntamente com a técnica de enfermagem, Ivone dos Santos.

Na ultima semana, foi a vez da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) a receber a ação. Joice Quadros informou que a APAC conta com 97 recuperandos.

A ação, também aconteceu no Centro Socioeducativo de Pirapora (Cesep). Foram realizadas palestras sobre a hanseníase e tuberculose, ministrada pela Jane Aparecida e Erinalda Santos, com o auxilio do psicólogo do NASF, Wesley, e da Paula Ernest do Centro de Educação Permanente em Saúde.

O Janeiro Roxo reforça o compromisso de controlar a hanseníase, promover o diagnóstico e o tratamento correto, além de difundir informações e desfazer preconceitos que tanto prejudicam o diagnóstico preventivo da doença.

HANSENÍASE

É uma doença infectocontagiosa causada por bactéria Mycobacterium leprae, que atinge principalmente pele e nervos periféricos. Demora de 2 a 7 anos, em geral, o aparecimento dos primeiros sintomas, e pode causar deformidades físicas, mas isso pode ser evitado com diagnóstico precoce e tratamento imediato.