Pirapora não tem nenhum caso de Febre Amarela até o momento

Publicado em: 25 de janeiro de 2018

Considerando os recentes casos confirmados de Febre Amarela no estado de Minas Gerais, é fundamental que as equipes municipais de saúde estejam sensíveis ao aparecimento de casos humanos suspeitos e epizootias.

Segundo afirmou a referência técnica em Imunização no município, Andiara Luiza Xavier Freitas, “em Pirapora até o momento, 25 de janeiro, não foi registrado nenhum caso de Febre Amarela”, garantiu.

A coordenadora da Atenção Primária, Joice Quadros informou que é considerado como caso suspeito, de acordo com Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde: “indivíduo com quadro febril agudo até sete dias, de início súbito, acompanhado de icterícia e manifestações hemorrágicas, residente ou procedente de área de risco para febre amarela, ou em locais com ocorrência de epizootia confirmada em primatas não humanos, e indivíduos não vacinado contra febre amarela, apresentando esses sintomas”, explicou.

Diante dos casos de Febre Amarela confirmados em Belo Horizonte, Divinópolis, Juiz de Fora e Ponte Nova, 25 pessoas já morreram por febre amarela em Minas, segundo o último balanço da Secretaria de Estado de Saúde, 22 pessoas estão internadas com caso confirmado em Minas e 99 casos aguardam confirmação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora segue fazendo uma série de ações através das equipes da Atenção Primária e do Centro de Educação Permanente em Saúde, para que a população procure o posto de saúde mais próximo da sua casa e tome a vacina.