Pirapora divulga os benefícios da Carteira do Idoso

Publicado em: 22 de janeiro de 2018

Segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pirapora possui quase 5.000 idosos. Essas pessoas com mais de 60 anos de idade podem adquirir a Carteira do Idoso. Por mês, o município emite cerca de 50 carteiras. Com isso, eles têm gratuidade em viagens interestaduais.

A secretária municipal da Família e Políticas Sociais, Heloísa Alves de Almeida Gribel, explica que para emitir acarteira, o idoso deve ir até à SEFAM (Av. Otávio Carneiro, 223, bairro Santo Antônio), mas em breve, esse serviço será feito nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Cidade Jardim e Aparecida. “Lá, ele irá inscrever-se no Cadastro Único e receberá o Número de Identificação Social (NIS). Com esse número, o Cras poderá solicitar a carteira por meio do sistema Carteiro do Idoso. Caso o idoso já tenha seus dados no Cadastro Único, o CRAS irá verificar o NIS existente e solicitar a carteirinha a partir dele, também no sistema”, disse.

De acordo com a prefeita de Pirapora, Marcella Ribas, “nossa missão é valorizar sempre o Estatuto do Idoso, fazendo cumprir todos os direitos e deveres nele contidos, como por exemplo, benefício da gratuidade e o desconto no valor das passagens interestaduais aos idosos nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário. Prometemos fortalecer os direitos e a dignidade da pessoa humana, por isso estamos trabalhando sem parar”.