Secretaria de Saúde de Pirapora promove grupos de matriciamento em saúde mental

Publicado em: 19 de janeiro de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora promoveu no dia 11, grupos de matriciamento em saúde mental, através da coordenação do setor de Saúde Mental juntamente com a coordenação da Atenção Primária.

Estes grupos acontecem semanalmente, todas as quintas-feiras, às 13h, no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), e tem por objetivo; discutir os casos dos usuários junto ao território de forma compartilhada e elaborar intervenções, a partir da construção de Projetos Terapêuticos individualizados.

A secretária municipal de Saúde de Pirapora, Maria Cândida Fiuza Costa Queiroz, que está realizando visitas em todos os setores da Secretaria de Saúde, afirmou que; "o matriciamento é essencial para o bom funcionamento das atividades assistenciais. É fundamental que sejam promovidos também, momentos que favoreçam o empoderamento do profissional sobre as atividades inerentes à sua função", explicou.

O psiquiatra do CAPS adulto, Dr Alysson, afirmou que,“estes momentos são fundamentais para introduzir o processo de matriciamento em saúde mental, e com isso reforçamos os laços com a rede de atenção à saúde, cumprindo a meta de cada dia cuidar melhor dos nossos pacientes, e, consequentemente, angariar melhorias em saúde mental para a população como um todo”, garantiu o médico.

Para a Coordenadora da Atenção Primária, Joice Quadros infere sobre a importância de continuidade de momentos periódicos para discutir os casos, o formato atual divide as unidades de saúde em três grupos, com seis unidades em cada grupo e celebra todas as quintas, durante a tarde, como o dia do matriciamento em saúde mental.