Unimontes e Prefeitura de Pirapora assinam convênio para realização de Programa de Residência de Enfermagem em Saúde da Mulher

Publicado em: 5 de dezembro de 2017
Publicado por: Migração do Site

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) assinou, na tarde desta segunda-feira (04/12), convênio com o município de Pirapora (NM) para a realização do Programa de Residência Multiprofissional, especificamente, na área de Enfermagem em Saúde da Mulher com ênfase em Saúde da Família do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). 

A assinatura do convênio que visa à cooperação técnico-cientifica foi realizada no gabinete do reitor, professor João dos Reis Canela com as presenças da Prefeita de Pirapora, Marcella Machado Ribas e do Secretário Municipal de Saúde, Sinvaldo Alves Pereira. “Este convênio, com certeza, é um valioso instrumento de qualificação na área da saúde. Assim, é possível expandir o serviço e a formação profissional no Norte de Minas com ações como esta que atendem diretamente ao interesse público de cada município atendido”, destacou o reitor. 

“Estamos felizes com a assinatura do convênio e com a possibilidade de novas qualificações esperamos assim que o programa seja bem sucedido”, disse a prefeita de Pirapora Marcella Machado. 

Conforme o documento, as atividades da Residência Multiprofissional em Pirapora serão desenvolvidas ao longo de dois anos, na Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire e em duas Unidades da Estratégia Saúde da Família: na Unidade de Atenção Primária ESF Cícero Passos e na ESF Antônio Senra.  Serão oferecidas quatro vagas para residentes em Saúde da Mulher com ênfase em Saúde da Família cuja carga horária consiste em 60 horas semanais de atividades práticas e teóricas.   

Os profissionais envolvidos para as atividades serão residentes do Hospital Universitário Clemente de Faria e os servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora – enfermeiros que atuarão como preceptores de formação no respectivo Programa. Cabe ao município, garantir as condições necessárias para o bom funcionamento do serviço (pessoal, instalação física, equipamentos, medicamentos e etc). 

Segundo o Coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional do HUCF (COREMU), professor Carlos Alberto Quintão Rodrigues, as Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde foram criadas a partir da Lei Federal n° 11.129 de 2005, sendo orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades regionais. Atualmente, a Unimontes atua em quatro polos regionais com a oferta de Programas de Residência Multiprofissional: Taiobeiras, Salinas, Montes Claros e agora em Pirapora. 

“Estamos, aos poucos alcançando uma relevante expansão da qualificação profissional, o que incrementa os serviços de saúde dos municípios e da região. No Polo Montes Claros temos Saúde da Família, Saúde Mental e Enfermagem Obstétrica; em Taiobeiras, Saúde da Família e Comunidade; em Salinas, Saúde da Família; e em Pirapora teremos Enfermagem em Saúde da Mulher com ênfase em Saúde da Família”, enfatizou. 

A assinatura contou com a participação do Pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Hercílio Martelli Júnior, do diretor acadêmico do HUCF, professor Roberto Rodney Ferreira, da Coordenadora de Atenção Primária do município de Pirapora, Joice Quadros, do Coordenador do Programa de Enfermagem em Saúde da Mulher, professor Cristiano Leonardo de Oliveira Dias, e da Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, professora Claudia Danyella Alves Leão Ribeiro. 

SELEÇÃO DE RESIDENTES 

Os residentes serão selecionados por meio de edital a ser publicado ainda este mês com as respectivas exigências e normas do Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde – Pro-Residências, dos Ministérios da Saúde e da Educação.   

Ao todo serão ofertadas 51 vagas para os polos de Montes Claros, Pirapora e Taiobeiras em cinco programas de Residência Multiprofissional, envolvendo as áreas de enfermagem, farmácia, odontologia, psicologia e serviço social. 

Após a seleção, a coordenação, tutores e preceptores do Programa, juntamente, irão divulgar o cronograma de atividades nos polos regionais.

Fonte: http://www.unimontes.br/index.php/component/content/article/42-destaques-principais/18888-2017-12-05-10-23-10