Lançamento das atividades do Pacto pela alfabetização na idade certa

Publicado em: 3 de dezembro de 2017

Nesta quinta-feira (30/11), a Secretaria Municipal de Educação realizou a abertura oficial das atividades relativas ao Pacto Nacional pela Alfabetização Na Idade Certa (PNAIC).

Na cerimonia de lançamento dos trabalhos para 2018 estiveram presentes autoridades, educadores e demais profissionais da educação. Na abertura da solenidade a pedagoga Izabel Cristina Lopes apresentou uma contação de história, rementendo aos valores que fazem parte da aprendizagem.

Representando a prefeita Marcella, o vice-prefeito, Orlando Pereira Lima, ressaltou como os educadores passam por muitos desafios: “Sabemos da importância do professor como formador de cidadãos. E também as dificuldades enfrentadas por estes profissionais, que muitas vezes carregam o peso de toda a educação dessas crianças. Por isso é tão importante fortalecer a formação destes profissionais”.

A Secretária Municipal de Educação explicou sobre o PNAIC e a importância dele para o município. “O Pacto é uma importante ferramenta para os profissionais que trabalham com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Trabalhar as metas do PNAIC, além de ser nosso dever, faz parte da nossa estratégia em busca de melhorias para o professor. O que reflete diretamente na qualidade da educação dos alunos”, enfatizou Mara Bianca Santos Lopes Cardoso.

A coordenadora local do PNAIC, Elizabeth Pereira de Souza, falou do cumprimento das metas do Pacto no município: “O principal eixo do PNAIC é a formação continuada dos professores. E nosso município tem se dedicado a cumprir esta meta. Pois, entendemos que nossos educadores são nosso maior patrimônio e que, quanto melhor formados, melhor cumpriram com a alfabetização das nossas crianças”.

Durante sua palestra, a Coordenadora Regional do PNAIC, Aurenice Cordeiro, explicou detalhadamente como são executadas as metas do Pacto para o alcance desse objetivo: “As ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização”.