Pirapora participa do 1º Seminário Regional de Turismo

Publicado em: 28 de novembro de 2017

Na última semana, ocorreu o 1º seminário do Circuito Guimarães Rosa, onde contou com a presença de representantes do turismo de Pirapora, bem como da Empresa Municipal de Turismo(EMUTUR). O evento foi realizado em parceria com o Sebrae e Secretaria de Turismo de Minas Gerais (Setur) e apoiado pela Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Feicitur) e instituições parceiras.

Após o credenciamento, a abertura foi feita pelo facilitador de aprendizagem do Sebrae, Sebastião Menezes, com a palestra magna: “Novos Rumos para o Turismo/ Contextualizando o Turismo”, apresentando novas tendências do turismo e as potencialidades da região.

Para a turismóloga da EMUTUR, Daniela Lagoeiro, o evento foi muito importante para as lideranças de Pirapora. “Conseguimos levar para este Seminário uma comitiva de 26 pessoas entre membros da Feirart, Associação dos Carranqueiros, Emater, Agência de Desenvolvimento de Pirapora(ADESP), empresários locais, representantes do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), EMUTUR, secretaria de Cultura e representantes do turismo de Buritizeiro, que juntos, pudemosconduzire compreender melhor os novos rumos do turismo, bem como suas novas perspectivas”, comenta Daniela.

Rômulo Melo,turismólogo e representante Circuito Guimarães Rosa em Buritizeiro, afirma que o evento foi muito produtivo no sentido da atualização das políticas públicas, projetos, plano municipal de turismo entre outros. “Interessante para o público em geral que puderam ver a questão do Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos(CADASTUR), onde os empresários podem se cadastrar no Ministério do Turismo. Além da interação com o grupo e troca de experiência sobre nossas ações”, finaliza o turismólogo.

Sobre o CADASTUR

O CADASTUR é uma ação que potencializa o turismo no Brasil e tem por objetivo reunir todos aqueles que estejam legalmente constituídos e em operação ao turismo no país.

Benefícios

• Visibilidade para o seu negócio, por meio dos sites www.cadastur.turismo.gov.br ewww.viajelegal.turismo.gov.br

Cadastro obrigatório

1. Acampamento Turístico
2. Agência de Turismo
3. Guia de Turismo
4. Meio de Hospedagem
5. Organizadora de Eventos
6. Parque Temático
7. Transportadora Turística

Cadastro opciona

8.  Casa de Espetáculos & Equipamento de Animação Turística
9.  Centro de Convenções
10. Empreendimento de Entretenimento e Lazer & Parque Aquático
11. Locadora de Veículos para Turistas
12. Empreendimento de Apoio ao Turismo Náutico e à Pesca Desportiva
13. Prestador Especializado em Segmentos Turísticos
14. Prestador de Infraestrutura de Apoio para Eventos
15. Restaurante, Cafeteria, Bar e Similares

Para mais informações: www.turismo.gov.br http://www.cadastur.turismo.gov.br/cadastur/ComoCadastrar.mtur.