Conferência discute medidas do Plano Nacional de Educação

Publicado em: 20 de novembro de 2017
Publicado por: Migração do Site

As secretarias municipais de educação de Buritizeiro e Pirapora realizaram, nos dias 17 e 18, a Conferência Intermunicipal de Educação, com tema: “A construção do sistema integrado de educação pública de Minas Gerais (SIEP/MG) e a implementação dos planos de educação”.

O evento teve caráter deliberativo sobre um conjunto de propostas referentes à execução e acompanhamento do sistema integrado de educação pública de Minas Gerais (SIEP/MG) e ao monitoramento e avaliação do Plano Nacional de Educação (PNE).

A cerimônia de abertura reuniu representantes do poder público e da sociedade civil dos dois municípios, sendo estudantes, professores e especialistas da rede municipal e estadual de educação.

A Secretária Municipal de Educação de Buritizeiro, Roseli Moura Pereira, deu as boas vindas a todos os presentes agradecendo a parceria dos profissionais dos dois municípios. “Buritizeiro e Pirapora deram as mãos para realizar, em tempo recorde, essa conferência. Esse momento é extremamente importante para determinar os objetivos de nossas redes de educação”, afirmou Roseli.

O recém-empossado Prefeito Municipal de Buritizeiro, Jorge Humberto Rodrigues, lamentou a ausência do seu companheiro de administração, que faleceu recentemente, ressaltando o quanto o desenvolvimento da educação é importante para a gestão municipal: “Queremos concluir os planos do nosso querido Anderson Braga para nossa cidade. Abraçamos a causa da educação e sabemos o quanto o essa conferência é importante para os municípios, pois nos dá a oportunidade de pensar como vamos colocar em prática o Plano Nacional de Educação e garantir um ensino de qualidade para nossas crianças”, afirmou o prefeito.

Representando a Prefeita Municipal de Pirapora, Marcella Fonseca, o vereador Eder Danilo apontou como é essencial que a sociedade esteja presente na construção de uma gestão qualificada da educação. “Ver este salão lotado de representantes do setor de educação das diversas instâncias renova a esperança de que estamos construindo uma educação que vai avançar. Esse é o desejo da nossa prefeita Marcella e também dos nossos companheiros da cidade irmã de Buritizeiro”, destacou o líder do governo na câmara legislativa.

A Secretária Municipal de Educação de Pirapora, Mara Bianca Santos Lopes Cardoso, declarou a abertura oficial do evento salientando a importância da união de forças neste momento de tantos desafios para o povo e para as gestões municipais: “É preciso acolher a necessidade dos nossos cidadãos, criar estratégias realistas para que possamos evoluir com qualidade de ensino para nossas crianças. A rede de ensino, seus profissionais e alunos, merecem atenção e cuidado. Por isso lutamos tanto pelo avanço do Plano Nacional de Educação (PNE) nos municípios”.

Mara Bianca também ministrou uma palestra, explicando os pontos do PNE e como a Conferencia de Educação este ano ganhou caráter popular, já que o Fórum estadual de Educação (órgão regulador do setor) vai realizar o evento estadual sem o subsídio do governo. Ela também apontou os maiores desafios do setor para implantação do plano.

A cerimônia contou também com a leitura e aprovação do regimento de condução da conferência. Houve ainda a apresentação das comissões de Buritizeiro e Pirapora que foram responsáveis pela realização da conferência.

 

Segundo dia: estudo e decisão sobre as propostas

No sábado, os profissionais da educação dos dois municípios se reuniram para estudar os nove eixos apontados pelo regimento da conferência, que norteavam a discussão das propostas apresentadas pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

Separados em grupos, os participantes analisaram todas as propostas relacionadas a cada eixo, apontando mudanças quando julgaram pertinentes. Ao final do encontro, foi elaborada uma ata contendo as sugestões feitas pelos participantes, que foram devidamente aprovadas em assembleia, conforme regimento.

O relatório final, com os apontamentos da Conferência Intermunicipal de Educação foi enviado à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e a Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Além das propostas, a assembleia geral votou e escolheu os delegados que representarão Buritizeiro e Pirapora na Conferência Territorial a se realizar neste sábado, em Montes Claros.