Campanha Outubro Rosa e Vermelho em Pirapora conta com várias atividades e palestras

Publicado em: 24 de outubro de 2017

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a mulher tem 12% de chances de ter câncer de mama ao longo da vida. Com base nesses dados, a Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora, em parceria com a Secretaria da Família e Políticas Sociais, através do Centro de Referência da Mulher e Associação Presente Padre Tiãozinho realizaram dois eventos importantes na cidade, no dia 19 de outubro, relacionados à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, no CEPS e IFNMG, e contou com a presença da médica oncologista, a Dra. Ms. Priscila Bernadina Miranda Soares, diretora do Hospital Onco-Vida de Montes Claros.

A abertura oficial da campanha foi realizada no dia 16, no Centro de Educação Permanente em Saúde, local em que também aconteceu a palestra dedicada aos profissionais médicos do município no dia 19, ás 16 horas, proferida pela Dra. Priscila Miranda, que é pós-graduada em Cuidados Paliativos pela Harvard University e presidente da Associação Presente Padre Tiãozinho de Montes Claros.

Pensando no sofrimento da espera para o atendimento dos pacientes com câncer, a Dra. Priscila realizou um estudo científico durante cinco anos, com o objetivo de comparar o tempo em que os pacientes levam para serem atendidos pelo sistema SUS e particular por meio do Oncovida. Descobriu-se que, entre a suspeita de algo errado e o início do tratamento, na Oncovida levam 33 dias, e pelo SUS sete meses. “Tempo é vida. Então algo precisa ser feito. O sofrimento da espera para ser atendido, para saber o que estava acontecendo, um apoio, um carinho, entre a suspeita até a descoberta, foi nesse momento de dor que nasceu em meu coração a necessidade de mudar a realidade das pessoas que não tem acesso a nada. Então, proporcionar à dignidade as pessoas que mais necessitam, era meu sonho e do padre Tiãozinho, que se transformou na Associação Presente, que nos encantam a todos através do atendimento de excelência. Já passaram por lá 86 pessoas diagnosticadas com câncer, que tiveram a vida transformada e obtiveram a vida de volta. Além de sete mil pacientes beneficiados.” Relatou a médica.

UMA EM CADA OITO MULHERES TERÃO CÂNCER DE MAMA

A Dra. Priscila Miranda abordou a questão do fator de risco, “é importante entender o que é um fator de risco. O que trás a possibilidade de adquirir uma doença, como: a alimentação que representa 33% dos fatores de risco para o aparecimento do câncer. Então, são vários os fatores de risco para o câncer de mama: o sexo, a mulher representa ser 25% mais vulnerável que o homem, que representa apenas 1% nos casos de câncer de mama. A idade; o fator genético; a bebida que cresceu muito entre as mulheres mais jovens, o sobrepeso, e a obesidade. Segundo pesquisas, uma em cada oito mulheres terão o câncer de mama”, alertou.

A diretora do Centro de Referência da Mulher, Kênia Barros explicou que o Conselho da Mulher vem justamente para garantir esses direitos da mulher, e a saúde é um desses direitos. Essa parceria com a Secretaria de Saúde é muito importante, não só diante das vulnerabilidades sociais, mas também, diante das vulnerabilidades emocionais, porque a mulher é fragilizada não só em vista de uma doença, mas também diante dos desafios do dia a dia. Um dos fatores principais na vida do ser humano, é a garantia de que ele está bem com seu corpo e com sua mente”, ressaltou Kênia Barros.

Na campanha piraporense do mês, o Vermelho caracteriza a conscientização sobre a prevenção da Sífilis, que é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que se não tratada corretamente, causa prejuízos sérios à saúde. De acordo com a enfermeira, Marina Corrêa Agapito do Centro de Promoção à Saúde (CTA/SAE), “vem crescendo o número de casos de Sífilis na cidade. A infecção também pode ser transmitida da mãe para o bebê durante a gestação, provocando aborto, lesões de pele e malformações. O bebê ainda pode nascer sem vida. Para maiores informações sobre a Sífilis, basta procurar o Centro de Testagem Anônima de Pirapora, o CTA”, destacou.

Durante o evento que aconteceu às 19h, no anfiteatro do IFNMG, além das palestras, teve o depoimento de Simone de Souza Santiago, Ana Maria Silva e Raquel Veloso, que através do diagnóstico precoce, venceram o câncer. Além do “Espaço da Beleza”, sorteio de brindes com o patrocínio de alguns comerciantes, teve ainda uma apresentação da coreógrafa Fabiane Ribeiro em homenagem as mulheres que fazem o tratamento, e para as que venceram a doença.

A programação segue durante o mês em Pirapora, e a Secretaria de Saúde convida a todos para participar da Feira de Artesanato, Arte, Cultura e Café da Roça, às 9h, na Praça dos Cariris, no próximo sábado, dia 28 de outubro. No encerramento, dia 31 haverá a “Marcha do Outubro Rosa e Vermelho” com saída do Centro de Educação Permanente às 8h, e término na Praça do Cariris.