Pirapora sedia 6º Congresso Mineiro de Saneamento Básico

Publicado em: 27 de setembro de 2017

Para discutir e procurar soluções no que diz respeito ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana, iniciou hoje, 26 de setembro, em Pirapora, o ‘6º Congresso Mineiro de Serviços Municipais de Saneamento Básico’. O evento que segue até o dia 28 é uma realização do SAAE-Pirapora, em parceria com a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE) Regional de Minas Gerais e SAAE Itabirito. Na abertura do evento os convidados apreciaram um vasto repertório musical, apresentado pela Banda Sinfônica Jovem, regida pelo Maestro Alex Domingues.

Criar soluções e buscar qualidade de vida para todos. Essas foram às palavras que embasaram o discurso do presidente regional da ASSEMAE, Wagner Melillo. “Passamos por uma crise, mas não precisamos focar nela, é necessário que criemos soluções bem elaboradas. Temos e devemos arriscar mais, buscar dentro da nossa entidade maneiras eficazes. Somos ricos de ideias e temos que ter ousadia e buscar soluções coerentes, quem ganha com isso? O município e toda população”, disse Wagner.

O presidente nacional da ASSEMAE, Aparecido Hojaij, parabenizou a prefeita do município,Marcella Machado Ribas, e frisou o grande patrimônio de Pirapora, que é o abastecimento de água. “A parte de saneamento básico está totalmente interligada com as políticas públicas, pois, saneamento traz qualidade de vida, saúde para toda população. Eu espero que desse congresso possamos trazer muitas ideias, discuti-las e buscarmos soluções práticas para mantermos esses quatro pilares do saneamento funcionando de forma correta”, disse o presidente.

Para o diretor-presidente do SAAE-Pirapora, Esmeraldo Pereira, é de extrema importância trazer um evento dessa magnitude para o município. “Vivemos um momento muito difícil com a crise hídrica, e é necessário discutirmos e buscarmos soluções no que diz respeito a saneamento básico em todas as dimensões”, destacou.

A prefeita,Marcella Machado Ribas, agradeceu e parabenizou o diretor Esmeraldo, pelo o empenho de trazer um evento tão importante para Pirapora. “Sei que através desse encontro, soluções serão criadas para superarmos esse momento tão difícil que estamos passando. Que possamos tirar informações positivas e construtivas para colocarmos em prática em nossas entidades”, reforçou a prefeita.

Durante os três dias de evento, além de mesas-redondas, minicursos, feira de tecnologias e visitas técnicas, o público terá a oportunidade de visitar os 13 stands das empresas que estão participando da “Feira de Saneamento Básico” do evento, apresentando soluções inovadoras na área de saneamento.

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença do vice-prefeito, Orlando Pereira, os vereadores da base de sustentação do governo, Keké Viana, Duim Lanches, Luciano da Mercearia, Itamar do Cordeiro, Eder Danilo, João Beato, Tião Santana, os Secretários Municipais, Ildemar Cordeiro, Aldair Delfino e Sinvaldo Alves, e Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Representando a FUNASA Minas, Luís Valarini, além de alunos do 9º ano do Colégio Cenecista de Pirapora e alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Santíssimo Sacramento. Representantes do SAAE dos municípios de Itabirito, Lima Duarte, Carmo de Minas, Itaúna, Itaquara, Lassance, Três Pontas, Uberlândia, Unaí, Oliveira, Carangola, Francisco Sá, Bocaiúva, Luz, Córrego Fundo, Pimenta, Brasília, Conselheiro Pena, Lambari e Belo Horizonte.