Protagonismo dos jovens se destaca em Pirapora

Publicado em: 26 de setembro de 2017

“Deus mudou minha vida. Larguei o caminho do crime para amar minha família, amigos e conquistar novas oportunidades”. O testemunho é de Daniel Nascimento da Silva, um jovem de 17 anos que, durante a Roda de Conversa promovida pela Secretaria Municipal da Família e Políticas Sociais, por meio do Núcleo de Cidadania do Adolescente (NUCA), na manhã desta terça-feira, 26, emocionou o público presente. “Meu pedido aos jovens que aqui estão é que há muita tentação nesse mundo. Mas entre o caminho do mau e do bem, escolham o do bem, porque hoje, pela graça de Deus, sou feliz. Já experimentei o que não preste nesse mundo e paguei caro por isso. Mas hoje, com alegria e Deus no coração, não há que temer. Hoje, caminho pela graça do Senhor”, completou.

O debate aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS) e o destaque foi o protagonismo dos jovens como cidadãos na sociedade e no âmbito familiar. De acordo com Ana Paula Lima Ribeiro, coordenadora das atividades do NUCA na cidade, “nossa responsabilidade é despertar no jovem a certeza de que todos são capazes de promover o bem, assumindo responsabilidades e provocando o bom diálogo, sobretudo nos tempos de hoje, onde os desafios são maiores”.

Perguntas escritas e orais foram feitas pelos próprios jovens e adolescentes. Muitas dúvidas foram sanadas no sentido de explicar acerca da competência dos equipamentos sociais em Pirapora, como o Centro de Referência em Assistência Social. O Ministério Público Estadual, a Polícia Militar e o Conselho Tutelar também participaram do ato.

De acordo com Heloísa Gribel, secretária da Família, o evento demonstrou a pro atividade do cidadão frente ao fortalecimento de vínculos. “Nossos projetos e trabalho funcionam como a Casa da Família, na qual acolhemos a sociedade com o intuito de avançar na política de proteção social básica. O NUCA, mais uma vez, aplicou o bem comum, incentivando a participação dos jovens, que hoje, são exemplos em nossas vidas”.