Sabores e Saberes encanta Pirapora

Publicado em: 25 de setembro de 2017

Com o tema “Diversidade Cultural Brasileira”, o projeto Sabores e Saberes confirmou ser um sucesso absoluto na cidade. Várias etapas foram concluídas ao longo do mês. Nos dias 11 e 19 de setembro alunos da Escola Estadual José Natalino Boaventura Leite, no bairro Santa Terezinha, mostraram, por meio de paródia musical, a realidade do folclore nordestino, destacando os costumes, danças, comidas e bebidas típicas da região. Eles discutiram temas de igualdade, respeito, cor, gênero e classe social.

No dia 25 de setembro, novamente na Escola Estadual José Natalino, aconteceram as apresentações do projeto, marcando o encerramento da 1ª edição. A turma do 3º ano do Ensino Médio contextualizou a política, corrupção, liberdade, racismo e homofobia em apresentações de músicas e teatro. A assessora de gabinete da Superintendência Regional de Ensino (SRE-MG), Marlene Antunes, falou da importância da interdisciplinaridade no ensino atual.

A secretária municipal da Família e Políticas Sociais, Heloísa Alves de Almeida Gribel, segundo disse, abordou a questão da parceria pedagógica. “Boa parte da minha vida foi dedicada aqui, nesse lugar de ensino, de modo que fico muito feliz e emocionada com os eventos realizados na Escola José Natalino. O diferencial de todos vocês é a participação efetiva em tudo que fazem. Esse espírito de parceria contagia a população e isso é importante para o desenvolvimento social”.

Depois chegou a hora do debate entre estudantes, professores, público presente e coordenação da Instituição de Ensino, nos temas inerentes ao projeto: liberdade, política, filosofia, cultura, respeito etc. Ao final, foram servidos almoço e sobremesa.