Fórum da Juventude traz diálogo sobre o protagonismo juvenil

Publicado em: 25 de setembro de 2017
Publicado por: Migração do Site

A Prefeitura Municipal de Pirapora realizou o Primeiro Fórum da Juventude do município nesta quinta-feira (21) reunindo representantes da administração pública municipal e jovens dos diversos setores da sociedade.

O fórum buscou discutir políticas públicas e ouvir dos jovens e adolescentes as principais necessidades desse público em Pirapora. “Pretendemos envolver os jovens principalmente na construção do Conselho Municipal de Juventude, para que o órgão continue ajudando a desenvolver diretrizes que atendam e ofereçam oportunidades à nova geração”, explicou Cristiane Peixoto, servidora da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Cultura e Secretária Executiva do Conselho.

 

Informação e debate

Na cerimônia de abertura o Secretário Municipal de Esporte, Juventude e Cultura, Aldair Delfino Pereira, explicou como funciona o conselho de juventude e porque a secretaria propôs a realização do fórum. “Essa foi uma estratégia adotada pela administração para garantir que jovens de todos os setores pudessem integrar o conselho por vontade própria. Assim, as pessoas que realmente querem participar vão se candidatar a compor o conselho. Além disso, convidamos pessoas dos diversos setores da sociedade para que os jovens fossem representados em toda a sua diversidade”, reafirma o secretário.

Com a palestra “A juventude é o presente e não o futuro do país” – Como os jovens podem contribuir para construção das políticas públicas no município, estado e no Brasil, o vereador professor Eder Danilo trouxe para o debate assuntos como o estatuto da juventude, a sexualidade jovem, o protagonismo juvenil, mercado de trabalho, empoderamento nas políticas públicas e o papel do jovem no século 21. O vereador enfatizou em sua fala: “Vamos dar voz aos jovens”.

Logo após, o representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, Breno Nolasco, reforçou a importância do acesso aos serviços que o estado já disponibiliza para o cidadão: “Queremos que os jovens de Minas Gerais evoluam junto com as oportunidades de mercado e abracem o empreendedorismo. Para isso temos ferramentas com a UAI TEC e o Programa Meu Primeiro Negócio”.

A prefeita Marcella Machado Ribas Fonseca ressaltou a importância da participação ativa dos cidadãos e sua felicidade com a presença de tantos jovens no evento: “Se todos aqui presentes participarem ativamente das atividades e forem multiplicadores do conhecimento adquirido nosso município vai crescer e melhorar cada vez mais. Nossa administração está aberta e quer dar voz a todo povo de Pirapora”.

 

Eleição do Conselho

Em grupos, os jovens presentes debateram sobre as características do município de Pirapora no que diz respeito à saúde, educação, politicas sociais, cultura, esporte e lazer.

Logo após, dezesseis jovens se candidataram a ocupar uma vaga como conselheiros municipais de juventude. Em seguida todos os presentes votaram, por aclamação, naqueles que queriam que ocupassem as vagas. Os dez mais votados compuseram o conselho como titulares. Os seis candidatos restantes, ficaram como suplentes. Dessa forma, a SEJUC vai buscar interessados para preencher as quatro vagas restantes, uma vez que a lei municipal determina que o conselho deve ser composto por 20 representantes da sociedade civil.

Posteriormente, a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Cultura realizará, entre os membros do conselho, votação para escolha da diretoria do órgão. Em seguida será feita cerimônia e ata de posse que será homologada pela prefeita municipal.