Universitário Sangue Bom. Incentiva na doação de sangue

Publicado em: 20 de setembro de 2017

O projeto “Universitário Sangue Bom” idealizado pela coordenadora Domingas Elizabete e pelo professor Eder Danilo da Faculdade Funam Funorte, tem a missão de promover entre os acadêmicos do curso de Administração, Educação Física, Engenharia Civil e cursos técnicos, um momento de discussão, ação e reflexão sobre o papel do profissional no meio social como ferramenta de construção de opinião e solidariedade.

A estimativa do projeto é levar de 40 a 50 pessoas no dia 22 de setembro, deste, no Hemominas na cidade de Montes Claros. Segundo o professor Eder Danilo, “quem tiver interesse em participar poderá preencher os dados necessários na instituição. Nós sairemos às 05h30min e voltaremos às 18h do mesmo dia”, explica o professor.

Como é de conhecimento, a falta de doadores tem prejudicado a vida de pessoas quando necessitam das doações. Muitos não realizam a doação por desconhecimento dos procedimentos, sensibilização das entidades ou mesmo das escolas onde estão inseridos.

O professor ainda comentou que a primeira vez a Secretaria de saúde, a prefeitura de Pirapora e a Funam levaram mais de 40 pessoas para o Hemominas. “Cerca de três meses atrás, levamos as pessoas para a doação de sangue em Montes Claros e foi muito interessante essa proposta. E agora estamos com essa iniciativa universitária,” finalizou Eder Danilo.

A prefeitura de Pirapora e a Secretaria Municipal de Saúde continuam parceiros para este segundo evento e a expectativa é que o número de doadores seja ainda maior.

Entenda quem pode doar

Para doar sangue, o voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos. A primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento só pode ser feito três horas após a refeição. Os doadores frequentes devem obedecer ao intervalo de doação, que é de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida passará por uma triagem para examinar sinais vitais como pulso, pressão e temperatura. É necessário apresentar um documento original com foto.