Perspectivas para a saúde no campo

Publicado em: 20 de setembro de 2017

A Prefeitura Municipal de Pirapora, por meio da Secretaria Municipal de Saúde junto a Emater-Mg, Defesa Civil e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais estão firmando parceria para desenvolver um plano de ação, para viabilizar a formação de um cadastro, um banco de dados que reflita a real população rural de Pirapora, visando reestruturar um planejamento estratégico no sentido de melhorar a qualidade de vida das famílias do campo.

As instituições citadas formataram uma agenda de visitas as 15 comunidades rurais. A intenção, segundo a extensionista da Emater, Fabiane Pereira Pinheiro, “é melhorar o atendimento à saúde, angariar benefícios sociais e garantir a sustentabilidade do Campo”.

A enfermeira Joice Quadros, coordenadora da Atenção Básica do município de Pirapora, ressalta que a assistência à população residente na zona rural é prioridade para essa gestão, “mostra-se uma das maiores preocupações do nosso Secretário de Saúde, Sinvaldo Alves Pereira, atendendo aos critérios pré-estabelecidos na Política Nacional da Atenção Básica que visa referenciar a população as políticas de promoção da saúde”, afirmou a coordenadora.

Para o enfermeiro, Gilson Nascimento que representou a Secretaria Municipal de Saúde na reunião, a questão do cadastro é muito importante e irá facilitar ainda mais o atendimento, “a Estratégia da Saúde da Família trabalha com populações definidas, então precisamos atualizar as informações para que não haja duplicidade de cadastro”, informou.

De acordo com o representante da Prefeitura e Defesa Civil, Jair Gomes, “vamos somar forças para identificar os moradores do campo e cadastrar, para que eles possam receber os recursos e benefícios do governo estadual e federal”, ressaltou.