Alunos das creches municipais de Pirapora recebem atendimento odontológico

Publicado em: 25 de agosto de 2017

Seguindo as ações de promoção e prevenção em saúde bucal, a Secretaria Municipal de Saúde/ Superintendência de Programas de Odontologia de Pirapora em parceria com a SEMED, fez o lançamento do projeto 1ª Infância, que contribui com o programa Saúde nas Escolas.

O secretário de Saúde de Pirapora, Sinvaldo Alves informou que, “o programa de iniciativa da prefeita Marcella Machado Ribas Fonseca e foi dividido em quatro etapas já realizou o atendimento de várias crianças que foram classificadas com um grau de prioridade nas creches municipais de Pirapora para tratamento odontológico. A equipe do Centro Odontológico Municipal também tem o cuidado de chamar os pais dos alunos para estarem presentes durante o atendimento, conversar sobre o programa, além de orientá-los quanto aos cuidados com a saúde bucal dos seus filhos”, explicou.

O Superintendente de Programas de Odontologia, Reinaldo Fonseca informou que os profissionais da saúde bucal consolidaram a parceria com a Secretaria de Educação no dia 21 de março desse ano. Posteriormente foi realizado um treinamento desses profissionais para avaliação das necessidades dos alunos que iniciou no dia 15 de março. As ações de avaliação das necessidades terminaram no dia 25 de abril, período em que iniciou o atendimento clínico dos alunos das creches classificados como R1 (risco de classificação prioritário na odontologia)”, ressaltou o superintendente.

RESULTADOS DO PROGRAMA

O programa 1ª infância já realizou 57 atendimentos, nos quais foram 17 casos de urgências, 31 tratamentos concluídos. Dentro desse trabalho foram disponibilizadas obturações, profilaxia entre outras coberturas do SUS.

EQUIPE DE TRABALHO

A equipe que atualmente atende essa demanda: Paula Giovanna Roque Caires (Cirurgiã Dentista) e Adriana Dos Santos Silva (auxiliar de Saúde Bucal).

O atendimento acontece de segunda a sexta no Centro Odontológico Municipal (Rua: José Eudes Lorena nº67, bairro Nova Pirapora, no período matutino.