Secretário de Estado reforça parceria pela tecnologia e inovação

Publicado em: 18 de agosto de 2017
Publicado por: Migração do Site

Pirapora recebeu nesta quarta-feira (16), o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) Miguel Correia para a apresentação do projeto “Meu Primeiro Negócio”, que é parte do Programa Minas Digital. A comitiva percorreu a cidade promovendo o dialogo com a comunidade de Pirapora e região a cerca das oportunidades que a SEDECTES tem oferecido no estado.

A prefeita Marcella Machado Ribas Fonseca, em parceria com a Associação dos Municípios do Médio São Francisco (AMMESF), convidou prefeitos, vereadores e lideranças da microrregião para juntos receberem o secretário. “Este programa é apenas uma das iniciativas da SEDECTES para incentivar o desenvolvimento do nosso estado. Municípios como os da nossa região precisão muito de ações como essa para que possamos alavancar o desenvolvimento econômico e social”, ressalta a prefeita Marcella.

Em pronunciamento, o prefeito de Buritizeiro Anderson Braga e o prefeito de Lagoa dos Patos, José Raul Reis, presidente da Amesf, também ressaltaram a importância de programas governamentais que proporcionem o desenvolvimento de regiões antes pouco atendidas como é o Alto Médio São Francisco. 

Ainda no encontro com os prefeitos, o secretário Miguel Corrêa apresentou as estratégias do estado para proporcionar a transformação de ideias inovadoras em desenvolvimento econômico. “O empreendedorismo se apresenta como opção viável para o desenvolvimento de uma economia desgastada. Isso deve ser feito ainda por meio da tecnologia e inovação, inseridos principalmente no contexto da educação”, afirmou o secretário. 

Visando alcançar o público estudantil o secretário passou também pela escola Estadual Deputado Quintino Vargas, onde conversou com estudantes, pais e funcionários. A unidade, que faz parte do Projeto Escolas Pólos de Educação Múltipla (POLEM). Essa ação busca implantar atividades de educação integral/integrada no ensino fundamental e também no ensino médio e a oferta de cursos profissionalizantes integrado ao ensino médio. 

Para os estudantes o secretário reafirmou a importância do empreendedorismo como saída para a aplicação dos conhecimentos e ideias dos jovens brasileiros que estão com vitalidade e mente revigorada para criação e investimento em ideias inovadoras. Miguel Correia explicou os detalhes do projeto que concede bolsas para o desenvolvimento de projetos e a formação dos alunos de Ensino Médio da educação pública de Minas Gerais – com ênfase nos alunos de terceiro ano. 

A secretária Municipal de Educação, Mara Bianca Santos Lopes Cardoso, agradeceu o secretário pelo acolhimento dado à Pirapora. “A prefeita Marcella tem um carinho especial com a Educação, pois sabemos que, juntamente com a tecnologia, ela pode construir uma nova realidade para os nossos jovens. Queremos transformar nossa Pirapora no segundo polo de desenvolvimento do Norte de Minas. Assim, poderemos trazer acesso e investimentos não só para Pirapora, mas também para os municípios da nossa microrregião”, comentou a secretária. 

No ultimo momento do dia o secretário Miguel Correia falou para os alunos do PRONATEC durante a aula inaugural que aconteceu no Centro de Convenções. Explicando as fases do Programa “Meu Primeiro Negócio”, Miguel reafirmou a importância do empreendedorismo e como este projeto trará aos estudantes mineiros a oportunidade de mostrar seu talento e capacidade de criar um negócio de sucesso, em parceria com a secretaria de estado. 

Em sua fala a prefeita Marcella ressaltou também o fato de que a educação é o caminho para mudar e melhor nossas realidades: “Cada um dos alunos que estão aqui hoje deram um passo em direção à melhoria de vida, pois a educação transforma as pessoas. É isso que queremos para os piraponrenses: oportunidades. Dessa forma agradecemos a parceria da SEDECTES por meio do secretário Miguel Correia”.