Secretaria de Saúde de Pirapora comemora o ‘Dia dos Pais’ que estão em tratamento de oncologia

Publicado em: 18 de agosto de 2017

Assim como o julho foi o mês que se tornou símbolo da luta contra as Hepatites Virais, com a Campanha Julho Amarelo, em agosto, mês em que se comemora o Dia dos Pais, o foco da Secretaria de Saúde de Pirapora foram os pacientes do serviço de oncologia.

Para eles a secretaria realizou uma comemoração especial no Centro de Promoção a Saúde de Pirapora (CEPS), no dia 10 de agosto, às 14h, em parceria com a Secretaria da Família e Políticas Sociais, Centro de Referência da Mulher de Pirapora (CREMP) e Núcleo de Estudos e Pesquisas da Unimontes.

De acordo com a representante do CREMP, Kênia Barros, a partir deste ano a Secretaria da Mulher trabalha com a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de próstata que acontece em novembro. “O objetivo, ao apoiar estas duas campanhas é auxiliar no debate sobre a incidência dos cânceres de mama e de próstata, respectivamente, de forma a integrar uma rede de pessoas, entidades, movimentos e órgãos que realizam ações diversas visando o cuidado com a saúde da mulher e do homem, sob o olhar da “transversalidade”. Nos cuidados com a saúde, a mulher sai na frente, pois tem mais facilidade de lidar com esse assunto e sabe da importância de fazer os exames preventivos necessários e tão importantes. Por este motivo a secretaria se apóia na condição feminina para a conscientização do companheiro aos cuidados tanto na prevenção, quanto no período de tratamento. Ao longo dos anos a secretaria através de pesquisas, conclui que seria interessante trabalhar essa questão até como preservação da saúde da mulher. Enquanto isso, por outro lado o homem é mais reticente no tocante à atenção a sua saúde, não todos, mas a maioria deixa para segundo ou terceiro plano um assunto tão sério. Infelizmente os homens ainda não integraram na sua rotina diária a prevenção e os cuidados com a saúde, deixando muitas vezes de procurar ajuda médica quando surge algum problema. Nesta hora, mais uma vez, a mulher tem um papel essencial na vida do homem para conversar, incentivar e ajudá-lo a tomar a decisão correta de procurar o serviço de saúde para uma avaliação", ressaltou.

As coordenadoras do evento ‘Homens Pais’ trouxeram também a cantora Elaine Mourão para prestar a sua homenagem. Segundo a coordenadora do Projeto de Oncologia Municipal, Shirley Ferreira Silva, “o projeto continua realizando o cadastramento e visitas para conhecer de perto a realidade dos pacientes”, disse.

O câncer de próstata, que é mais frequente entre os homens acima de 50 anos, pode ser incurável se for detectado tardiamente, assim como também é alta as chances de cura para o câncer de próstata quando diagnosticado precocemente.

Cerca de 200 pessoas estão atualmente credenciadas no serviço de oncologia via SUS da Secretaria de Saúde de Pirapora. Para realizar o tratamento como a tomografia e a quimioterapia, esses usuários precisam viajar 170 km para Montes Claros ou 346 km para Belo Horizonte. Diante dessa realidade, o secretario de Saúde de Pirapora, Sinvaldo Alves vem participando de várias reuniões com o objetivo de melhorar o atendimento.

“Nossa meta é trazer o tratamento clínico para Pirapora, através da consulta com um oncologista e a realização da tomografia, pois a demanda vem aumentando e isso evitaria que os pacientes viajassem para fazer o tratamento”, ressaltou.