Pirapora sediou a 118ª reunião da CIRA Norte

Publicado em: 7 de agosto de 2017

O presidente do Cosems Regional de Pirapora, Sinvaldo Alves participou como anfitrião e proponente da proposta da primeira reunião descentralizada da Comissão Intergestores da Região Ampliada de Saúde (CIRA), realizada no dia 04.08, no Centro de Convenções, sob a coordenação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – Cosems e da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros.

O presidente do Cosems estadual, Eduardo Luis Silva enfatizou a importância da reunião da CIRA para o debate das políticas públicas de saúde. Ele explicou também que os problemas existentes na saúde em Pirapora são peculiares a todos os municípios, e destacou o protagonismo da saúde de Pirapora em Minas.

“É preciso que a saúde seja prioridade para o Governo de Minas, que o mesmo cumpra com os compromissos e honre com os pagamentos dos programas que estão em atraso causando uma enorme dificuldade para os municípios. Então, a população com toda razão cobra do prefeito e do secretário, mas sem os recursos do Estado, os municípios não conseguem caminhar na construção das políticas de saúde que sejam eficazes. Esta reunião descentralizada foi bastante profícua, pois junto ao secretário de Pirapora colocamos o CEM em pauta, implantado na cidade como projeto piloto do Estado que necessita desse avanço na construção da política estadual”. E comemorou, “graças a Deus que o Ministério da Saúde está colocando em dia os repasses”, afirmou o presidente do Cosems estadual.

CEM PIRAPORA CORRE RISCO DE SUSPENSÃO DOS SERVIÇOS

O presidente do Cosems Regional, Edivaldo Farias da Silva Filho, enfatizou que o CEM consome mais de R$ 400 mil de recursos e atende também a microrregião de Coração de Jesus. "O CEM está sem financiamento do Estado desde janeiro desse ano. Para se ter uma ideia, a CTI Neonatal de Pirapora vem funcionando há mais de um ano sem recursos. Então, a Fundação vem fazendo um esforço gigantesco para manter aquele serviço funcionando sem receber recursos por ele, e da mesma forma isso pode acontecer com o CEM”, explicou.

Para o secretário de Saúde de Pirapora, Sinvaldo Alves a discussão da saúde deve ser permanente. “É uma enorme satisfação receber os membros da CIRA em Pirapora nesta reunião histórica, e os demais convidados. Aproveito a oportunidade para esclarecer a população que esta instância da CIRA é que faz a regulação, a governança da rede de saúde do Norte de Minas. Aqui homologamos nossos pleitos que seguem para Belo Horizonte para serem aprovados. Colocamos em pauta a questão do CEM, pois se os recursos não forem transferidos até o dia 07 de agosto será confirmada a suspensão das atividades do CEM, esta decisão foi tomada em conjunto com os prefeitos de Pirapora e de Coração de Jesus. Agradecemos o apoio dos membros da CIRA e a representante da SES-MG, Wandha Karine que estará encaminhando nosso pleito. Os desafios existem e vamos continuar encarando”, afirmou Sinvaldo.

Durante a reunião também esteve em pauta o Núcleo de Gestão de Pessoas; a Educação Permanente/COAPES; o Núcleo de Redes, Hospital Dr. Mario Ribeiro da Silveira e o Núcleo da Regulação, transição da Gestão dos Prestadores; como ainda a Pactuação, Núcleo de Redes e Planilhas de detalhamento físico/financeiro do Pro-Hosp.