1º Conferência Municipal em Vigilância em Saúde é Realizada em Pirapora

Publicado em: 28 de julho de 2017

Aconteceu nesta quinta-feira, 27, a 1º Conferência Municipal de Vigilância em Saúde de Pirapora, no Centro de Convenções. Estavam presentes no evento o secretário municipal de Saúde, Sinvaldo Alves, representando a Prefeita Marcella Machado Ribas Fonseca, o presidente do Conselho Regional Saúde, João Crisóstomo, a diretora do GRS, Cândida Fiuza, o vereador, Luciano Rodrigues (PV), o presidente da Câmara, Leandro Rios, profissionais da saúde, empresários e população.

O secretário de saúde, Sinvaldo, falou que a vigilância é um processo histórico. “Foi através da vigilância em saúde que o tratamento para várias doenças foram descobertas. Realizar essa conferência em Pirapora é importante para o desenvolvimento municipal”. O vereador Luciano Rodrigues agradeceu a presença de todos e deixou claro sua intenção em somar e aprender a respeito do assunto.

A conferência tem o objetivo de propor diretrizes para a formulação e discussões em defesa do sistema único de saúde. E é de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal. Ela acontece com a representação de vários segmentos sociais, pois através disso é possível averiguar as necessidades da população para desenvolver ações e construir uma politica nacional de vigilância a saúde.

A conferência foi dividida em duas partes, pela manhã com palestras voltadas para o tema. A coordenadora de vigilância e nutricionista, Diane Aparecida, comentou sobre a importância da vigilância em saúde. O coordenador do Centro de Promoção a Saúde do Programa Nacional das DST/AIDS e Hepatite Virais e psicólogo, Luis Henrique de Souza, falou sobre promover a saúde e vigilância aos agravos das DSTS. Também palestraram a fiscal sanitário, Ana Paula Neri e Antônio Inocêncio, enfermeiro e referencia técnica em vigilância em saúde.

No período da tarde houve a votação das propostas, eleição dos delegados e encerramento do evento com a entrega de certificados.