Começou a Conferência de Assistência Social

Publicado em: 12 de julho de 2017

Pirapora viveu na noite do dia 11-07 a abertura oficial da Conferência Municipal de Assistência Social, com o foco no fortalecimento de direitos e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com a presença de autoridades políticas, profissionais da área e conselheiros municipais, a reunião aconteceu no Centro de Convenções, às margens do rio São Francisco e contou com palestra magna do professor e assistente social Danilo Sousa Pinto. O grupo cultural Baticundum abrilhantou a abertura com apresentações de danças. Amanhã, 12, os trabalhos específicos da Conferência continuam.

A presidente do Conselho Municipal de Assistente Social, Jacyranna Siqueira lembrou que o objetivo central da Conferência é ouvir a população e profissionais acerca das propostas de melhoria e fortalecimento de direitos sociais. “Todo o trabalho é feito em equipe. Já promovemos as pré-conferências e hoje estamos na Conferência Municipal, para em outubro, participarmos da Conferência Estadual e, em dezembro, Pirapora terá sua representação também em Brasília-DF, na grande Conferência Nacional”, explicou.

O assistente social Danilo, em sua palestra, abordou a contextualização sobre as conferências,noções de direito, a estrutura do SUAS com leis, políticas, normas, benefícios e programas. Eleexpor conceitos da Seguridade e Proteção Social contributiva. Por fim, o professor, que também é mestre em Assistência Social, apresentou tópico no sentido de como pensar a assistência social para garantir direitos e fortalecer o SUAS.“Precisamos pensar a assistência social por segmentos sociais, por determinados tipos de demandas ou por tipos de direitos a que ela vem cobrir”, enfatizou.

Segundo Heloísa Alves de Almeida Gribel, secretária municipal da Família e Políticas Sociais, “hoje estamos concretizando a realização dessa grande e importante Conferência que, graças ao empenho e dedicação de nossa equipe, já foram realizadas duas pré-conferências nas quais ouvimos as propostas do povo e dos profissionais no envolvimento de um projeto de fortalecimento da nossa assistência social”.