Pirapora divulga balanço positivo de atendimentos e lança a Campanha de Hepatites Virais

Publicado em: 5 de julho de 2017
Publicado por: Migração do Site

Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites como o mês de luta, prevenção e tratamento das hepatites virais.

Para o coordenador Municipal do Programa IST-AIDS e Hepatites Virais de Pirapora e Várzea da Palma, Luis Henrique de Souza Cunha, isso não significa que a prevenção à doença deva ser menor nos demais meses do ano, muito pelo contrário, a cada dia, deve-se aumentar a atenção. “As hepatites virais são as principais causas de câncer no fígado”, alertou Luis Henrique.

“A falta de conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos, de idade, tatuadas e expostas por vias sexuais façam o teste gratuitamente no CTA, localizado à Rua Montes Claros, 1214. E se caso o exame der positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde. Convidamos a todos para as atividades de mobilização para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das hepatites B e C, durante o Julho Amarelo. Nós, a equipe do Departamento de Prevenção, Vigilância e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais da região, faremos uma série de ações com  testagens, palestras e participação em eventos, preparando a todos para a campanha de hepatites virais 2017”, ressaltou o coordenador da microrregião.

A Campanha Julho Amarelo em Pirapora iniciou no dia 30 de junho, a partir das 20h, na Feira de Arte e Cultura da Praça dos Cariris. A Campanha conta com a participação de toda equipe do Centro de Promoção à Saúde, equipe da Coopeduc, Unopar e Vigilância Sanitária de Pirapora.

Foram realizadas panfletagens, exposições, testagens e visitas a vários locais. Nos dias 01 e 02 de julho, aconteceram panfletagens no Mercado Municipal e Feira da Pio XII.

 

Mais de 15 mil testagens e atendimentos a microrregião em 6 meses

 

O Centro de Promoção à Saúde já realizou atendimentos itinerantes em vários municípios durante o semestre, conforme divulgado em balanço com mais de 15 mil testagens realizadas. Em Lassance houve palestras e foram realizados 81 atendimentos. No município de Sambaíba, foram atendidas 50 pessoas, como também na escola Aparecida. Em Ibiaí um número maior de atendidos, 150 pessoas.

A equipe também compareceu a Santa Fé chegando a atender a 122 pessoas, e em Cachoeira do Manteiga, com 111 atendimentos. Na APAC o número de atendimentos chegou a 84, Posto Faisão 30 e no Presídio 200 pessoas atendidas.

A programação especial de prevenção e tratamento das Hepatites Virais contará com palestras no dia 10.07, no CEPS e um Seminário no dia 14 de julho, no mesmo local com a participação de especialistas e da VISA-Pirapora. Também está prevista na programação, testagens na Barra do Guaicuí no dia 15, e no dia 28, panfletagens em supermercados da cidade, durante a noite palestra no IFNMG.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que haja 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus B e C em todo o planeta. O número é dez vezes maior que o de indivíduos contaminados pelo HIV.