Enfrentamento às drogas ganha apoio da população

Publicado em: 27 de junho de 2017

Pirapora está com uma programação que vem ganhando apoio da sociedade. Trata-se da semana municipal de enfrentamento às drogas. O ato é organizado pela Secretaria Municipal da Família e Políticas Sociais, por meio do Centro de Acolhimento e Atenção ao Uso Abusivo de Álcool, Crack de outras Drogas (CEAD), COMAD (Conselho Municipal Antidrogas). Ontem, 26 de junho, foi o marco da luta contra o uso indevido e tráfico ilícito de drogas, e começou, na Escola Estadual Luiz Balbino, o fórum comunitário sobre drogas, cujo tema abordou a palavra é prevenção.

Kemilly Rafaela Guimarães Soares é aluna do terceiro ano da Escola Luiz Balbino. Para ela, “o evento em si foi super esclarecedor, excelente. Infelizmente nós alunos estamos inseridos em um meio onde muitos ao nosso redor, vivem nessa situação do uso de drogas e bebidas alcoólicas, na rua, em casa até mesmo dentro da própria escola. A utilização é cada vez mais cedo. Nós somos de uma geração onde todo tipo de informação chega mais fácil e rápido, pelo uso da tecnologia. E, as vezes, acabamos nos precipitando em determinadas atitudes, por não possuir o conhecimento necessário a todo tipo de informação que chega.É como comprar uma roupa ou um tênis simplesmente porque está na moda, ou porque se sente excluído do seu elo de amizades, por ter atitudes e pensamentos diferentes do outro. Então, é bom ficarmos sempre em alerta com esses tipos de pessoas que se dizem amigos. Pois amigos de verdade não lhe oferece drogas, ou qualquer outro tipo de coisa que coloque em risco sua a sua vida e sua saúde”, afirmou.

Para Jussara Pereira Ramos, assistente social do Cead, “através do evento podemos trocar experiências e demandas decorrentes das drogas. Sendo assim, abre uma margem para que possamos trabalhar a prevenção de uma forma mais eficiente. Ressalto, também, a importância de estarmos esclarecendo a população os serviços ofertados em defesa do ser humano e valorização humano é seu engajamento social”.

De acordo com Carla Valéria Soares Vita, assistente social, "a nossa aliança estratégica tem por base a SEFAM, e a parceria com o Consep, Cead, CAPS Adulto e Infantil, Comad, Polícias Militar e Civil e, sobretudo, o povo de Pirapora, que está apoiando esta semana municipal no combate e enfrentamento às drogas".

Heloísa Gribel, secretária municipal, confirmou que a semana do enfrentamento às drogas tem gerado grande repercussão em outros municípios, “o que insere Pirapora numa referência de luta e combate ao tráfico de entorpecentes. De modo, que quero agradecer a todos pela parceria e pela confiança”.