Qualidade de Vida para os Idosos

Publicado em: 20 de junho de 2017

Durante a manhã desta terça-feira, 20, os Idosos em Pirapora aproveitaram a palestra sobre Qualidade de Vida para aprender dicas acerca da boa alimentação, exercícios físicos, doenças crônicas e estímulo à boa vida. O curso aconteceu no Centro de Convivência Maestro Davi Miranda (antiga sede da Banda 3 de Maio) e foi ministrado pela instrutora de capoeira e estudante de Educação Física, Luciana Galiza.

Isabel da Silva Castro é doméstica e há seis meses participa ativamente das atividades do Projeto Saúde Viver (que há 20 anos existe em Pirapora). Ela assistiu a palestra de hoje e confirmou que não há nada melhor que começar o dia aprendendo sobre o que faz bem à saúde física e espiritual. “Me considero uma pessoa nervosa e estressada. Qualquer coisa me tira do sério. Depois que comecei a fazer as atividades físicas deste projeto, estou mais paciente e feliz. Hoje, achei muito importante essa palestra porque agora aprendi que sobre alimentação, por exemplo, comer muito não significa comer bem. Gostei bastante do que foi mostrado aqui para todos nós”, disse.

A palestrante também falou sobre a importância de as pessoas conviveram em paz com a família, sendo o diálogo ferramenta especial para acabar com o estresse e a tristeza entre as pessoas. “Atualmente temos um grande desafio que é o excesso do uso de tecnologias e redes sociais. Se não ficarmos atentos, todo mundo só quer saber de celular e se esquece de uma boa conversa com os amigos e a família. A qualidade de vida começa aí”, explicou Galiza.

Para a secretária municipal da Família e Políticas Sociais, Heloísa Alves de Almeida Gribel, “esse mês é especial para os Idosos, e por isso elaboramos uma série de eventos para fundamentar o combate à violência contra a pessoa idosa. O idoso precisa ter todos os direitos sem prejuízo de sua proteção integral e prioridade absoluta, e, dessa maneira, Pirapora sai à frente ao capacitar nossos profissionais que, diuturnamente, lutam para fazer cumprir as condições de igualdade, liberdade e dignidade às pessoas. Todos estão de parabéns”.