Pirapora recebe evento “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico”

Publicado em: 5 de junho de 2017

No último dia 3, Pirapora foi sede do Dia Nacional em defesa do Velho Chico, o evento acontece todo dia três de junho desde 2014 em que várias atividades são realizadas em cidades ribeirinhas. Em 2017 o “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico” foi realizado nas cidades de Paulo Afonso e Ibotirama (BA), Traipú (AL), Propriá  (SE) e em Pirapora (MG).

Com o objetivo de reforçar o clamor pela preservação do Rio São Francisco a campanha foi lançada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e tem como tema desse ano a preservação do cerrado e da caatinga. O evento começou na sexta-feira, 2,  com a apresentação teatral “O barco dos sonhos”, com o Grupo Araçá, no vapor Benjamim Guimarães para desejar boas vindas aos participantes.

No sábado, 3, estavam presentes no evento a Prefeita de Pirapora Marcella Machado Ribas Fonseca, o Prefeito de Buritizeiro Anderson Braga, o Prefeito de Lagoa dos Patos José Raul Reis, a Deputada Federal Raquel Muniz, o Diretor do SAAE Esmeraldo Pereira, a Secretária de Educação Mara Bianca, o Comandante da Capitania Fluvial Capitão Nonato, os ex-prefeitos de Pirapora e Montes Claros, Warmillon Braga e Rui Muniz, os Padres Darlan e Paulo Francisco as escolas estaduais e municipais e a APAE.

A programação iniciou com o hasteamento das bandeiras na Capitania Fluvial do São Francisco com a presença da Orquestra Sinfônica Jovem de Pirapora, seguida pela benção das águas e caminhada até o Centro de Convenções onde a abertura oficial foi realizada com as boas vindas da Prefeita Marcella. “É uma alegria muito grande Pirapora sediar o evento, nós temos uma história de amor com o Velho Chico, foi ele que definiu nossa identidade cultural e passar isso para as nossas crianças é fundamental, são esses eventos que demonstram a força da nossa união”, finaliza a prefeita.

Em seguida todos assistiram o curta metragem “Pedro e o Velho Chico”. Outras atividades foram realizadas: Plantio de mudas, procissão dos santos, peixamento feito pelos pescadores e visita à Igrejinha na Barra do Guaicui. O dia de atividades foi encerrado a noite com a apresentação da Sinfonia do Velho Chico no Vapor Benjamim Guimarães.