A força da mulher do campo foi tema de Encontro em Pirapora

Publicado em: 5 de junho de 2017

Superou expectativas o 2º Encontro da Mulher Rural, em Pirapora, no último dia 31/05, no Centro de Convenções. O evento reuniu produtores rurais, empresárias, comerciantes e profissionais de diversos setores. Além de apresentações e exposições culturais, o Encontro teve palestras sobre saúde, direitos da mulher e previdência social. “Foi um dia de trabalho que demonstrou que muitas barreiras ainda precisam ser quebradas no que tange a atuação e o trabalho da mulher. Eu mesma, quebrei uma barreira e me tornei a primeira mulher a ser prefeita de Pirapora. Espero que outros encontros desse nível possam mostrar que a mulher precisa ter, verdadeiramente, seus direitos concretizados”, opinou a prefeita Marcella Machado Ribas.

O evento foi uma parceria entre a Prefeitura de Pirapora e a EMATER. “Ao assumir a SEFAM, a prefeita Marcella determinou a busca por parcerias em prol do povo. De modo que o que está acontecendo aqui é a promoção de uma política igualitária visando a inserção social e produtiva da mulher do campo, por meio de projetos que possam contribuir com o desenvolvimento econômico da nossa zona rural. É através da força, do foco, da determinação e da fé da mulher que o desenvolvimento acontece. Parabéns a todas”, disse a secretária municipal Heloísa Alves de Almeida Gribel.

Durante o evento, houve distribuição de brindes, presentes, maquiagem e uma equipe da secretaria de saúde ficou a disposição para aferir pressão arterial das pessoas. Para Kênia Barros, responsável pelo Centro de Referência da Mulher de Pirapora, “esse Encontro fortalece a autoestima e o empoderamento socioeconômico do nosso município. Agradeço, de coração todas as empresas parceiras que contribuíram para o sucesso do evento, em especial, a Emater, através da extencionista Fabiane Pereira Pinheiro”.

A enfermeira Michele Conceição de Paula palestrou sobre o câncer de mama e de colo de útero. Ela enfatizou a importância de a mulher se cuidar e fazer todos os exames preventivos, tendo em vista que o câncer ocupa o primeiro lugar no ranking das doenças que mais mata o ser humano. Também houve concurso gastronômico à base de milho. Uma comissão avaliou e saboreou dez pratos nos quesitos sabor, originalidade e apresentação.