Conselho realiza VII Conferência Municipal de Saúde de Pirapora

Publicado em: 30 de maio de 2017

Com a presença do presidente da Federação de Associações Sem Fins Econômicos de Minas Gerais, Dr. Ananias Neves Ferreira, foi realizada a VII Conferência Municipal de Saúde de Pirapora, na sexta-feira, 26 de maio, no Centro de Convenções.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Alves Crisóstomo, o momento é importante, e possibilita conhecer melhor a situação da saúde da população. “Agradeço o apoio da comunidade, a participação do secretário de saúde e das entidades. Foram apresentadas várias propostas durante as pré-conferências de saúde nos bairros. As propostas aprovadas deverão fazer parte do Plano Municipal de Saúde”, explicou.

O coordenador da mesa da VII Conferência, Reginaldo de Miranda relatou que além de aprovar as diretrizes para as politicas de saúde do município, também foram analisadas as ações e os serviços que estão sendo prestados pelo SUS e eleitos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Saúde.

O presidente da Fasemig, Ananias Neves, proferiu palestra sobre ‘Direitos Humanos na Saúde’. “Todos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. A sinalização do avanço no Brasil é quando vemos uma Conferência Municipal de Saúde tratando de direitos humanos, especialmente na hora do atendimento ao outro na saúde, temos que saber que todos somos iguais perante a lei. A saúde é um direito de todos e dever do estado. Temos que atender a todos, sem discriminação e procurar compreender a sua história. Ninguém chega a ser atingido por uma doença, sem antes de tudo ter sido atingido no seu eu individual”, destacou o professor Ananias Neves.

O secretário de saúde, Sinvaldo Alves destacou que só haverá mais recursos de saúde, se houver uma bancada no congresso nacional que defenda o Sistema Único de Saúde.

Participaram da Conferência, além dos citados, a secretária da mesa Ariadna Almeida Silva; o presidente da Câmara Municipal de Pirapora, Leandro Ricardo Rios, as representantes da Gerência Regional de Saúde, Adriana Kátia Emiliano Souza e Maria Cândida Fiuza, representando a Fundação Hospitalar, o  superintendente João Carlos Vieira,  o assessor financeiro da Secretaria de Saúde de Pirapora,Valdson José Rezende, representando a prefeita de Pirapora, Marcella Machado Fonseca, o secretário de Administração e Finanças, Darci Maia, membros do conselho de saúde e a comunidade.