Ações em Pirapora celebram a semana da luta antimanicomial

Publicado em: 23 de maio de 2017

Pirapora comemorou de 15 a 18 de maio, a ‘Semana da Luta Antimanicomial com diversas atividades relacionadas ao tema.

“O Movimento da Luta Antimanicomial brasileiro trabalha na defesa da inserção da pessoa em estado de sofrimento mental na sociedade, com a valorização e garantia de todos os seus direitos. Ele atua em busca de um tratamento humanizado dessas pessoas e desde a década de 1980 vem conquistando importantes avanços políticos, normativos e assistenciais que funcionaram como peças fundamentais para a Reforma Psiquiátrica no país”, explicou a psicóloga e coordenadora do CAPS Infantil, Agnes Evangelista.

A coordenadora da Saúde Mental do município, Venância da Silva Dantas reforçou a importância da participação da comunidade. “O tema de 2017 ‘Faz escuro, mas eu canto: Liberdade em todo o canto’ trata da luta contra o preconceito”, relatou.

Programação do evento

Entre as ações da Secretaria de Saúde de Pirapora durante a semana, foram realizadas algumas atividades como: passeio no clube da Cel e outro na Pousada San Marco. Também foi feita uma abordagem pelos psicólogos junto às crianças no CAPS infantil, com o objetivo de explicar o significado da Luta Antimanicomial.

Na Praça dos Cariris houve uma mobilização com o tema ‘Junto Somos Mais’. "Além dessas ações, ainda realizamos a Manhã da Beleza referente à comemoração do ‘Dia das Mães’, café da manhã especial para as crianças, bingo e sorteio de brindes para os adultos e uma Rua de Lazer para as crianças em frente ao CAPS Infantil no bairro Nova Pirapora. Agradeço de coração a colaboração de todos os parceiros envolvidos nesse evento, em especial ao vereador Eder Danilo”, destacou a coordenadora Venância Dantas.

O secretário de Saúde de Pirapora, Sinvaldo Alves informou que o município possui uma rede de atenção em Saúde Mental. “A Luta de reafirmação da política de Saúde Mental continua, em busca de melhorias para oferecer um serviço cada vez mais qualificado e mais eficiente”, ressaltou Sinvaldo Alves.