Secretaria de Saúde de Pirapora participa de Oficinas

Publicado em: 5 de abril de 2017

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Pirapora participaram da oficina do PMAQ-AB e e-SUS juntamente com os outros municípios da Região de Saúde (Buritizeiro, Ibiaí, Lassance, Ponto Chique, Santa Fé de Minas e Várzea da Palma). O evento foi realizado pela Gerência Regional de Saúde (GRS), na última semana de março no Centro de Educação Permanente de Pirapora.

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ – AB) tem como objetivo incentivar a melhoriada qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes.

Segundo informou a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da GRS, Patrícia Lima Magalhães, além das Equipes de Saúde da Família (ESF) e Equipes de Saúde Bucal (ESB), os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Centros de Especialidades Odontológicas (CEO)também participarão da avaliaçãodo PMAQ, estando à próxima visita externa programada para iniciar a partir de abril.

“100% das equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) e equipes de CEO da região aderiram ao PMAQ. O programa garantirá um incremento financeiro aos municípios participantes, de acordo com a melhoria progressiva de diversos padrões de qualidadeque impactarão positivamente no atendimento oferecido pelas equipes à população. Estão entre as diretrizes do PMAQ: definir parâmetro de qualidade; estimular o processo contínuo de melhoria no atendimento ao cidadão; como também produzir transparência e a mudança de cultura de gestão. Para melhorar o cenário é preciso envolver e mobilizar gestores da esfera federal, estadual e municipal, bem como os usuários. O programa de avaliação encontra-se no seu 3º ciclo, sendo que todos os municípios já participaram nos dois momentos anteriores desde a criação do PMAQ-AB, em 2011. É importante que as equipes sejam apoiadas para que organizem os seus processos de trabalho,conforme o modelo proposto pela Atenção Básica, ampliando, assim, o acesso aos usuários e a garantia de qualidade na oferta dos serviços”, explicou à coordenadora.

A Diretora da GRS de Pirapora, Maria Cândida Fiúza Costa Queiroz reforçou o papel da Gerência Regional de Saúde no apoio institucional aos municípios durante o processo de organização das equipes, a fim de que as mesmas atendam as normativas deste importante e estruturante programa da Atenção Básica.

O secretário de Saúde de Pirapora, Sinvaldo Alves disse que está confiante na capacidade de trabalho das equipes de saúdedo município para conseguir ampliar o recurso provenientedo governo, e ressaltou também o importante incentivo da prefeita Marcella Ribas Fonseca e o apoio fundamental da GRS.