Comemoração dos 20 anos da Saúde da Família em Pirapora

Publicado em: 5 de abril de 2017

Com a finalidade de comemorar os 20 anos da implantação do programa Saúde da Família, conhecido hoje como Estratégia de Saúde da Família (ESF), a Prefeitura Municipal de Pirapora, por meio da Secretaria de Saúde realizou o evento‘20 anos: contribuições e desafios da ESF na APS do município’, no Centro de Educação e Promoção à Saúde (CEPS), no dia 03 de abril, com a participação de vários profissionais da área.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, João Crisóstomo informou que participou da comissão de implantação do programa no município.” Não é fácil o trabalho do agente de saúde. A porta de entrada do tratamento de saúde das famílias de Pirapora começa nos PSFs e na atenção básica”, afirmou.

A representante dos agentes comunitários de saúde, Caroline Stefaneli relatou, “quando percebemos, já fazemos parte de outras famílias. Sentimos tristeza quando perdemos um paciente e alegria com a cura de um enfermo”, disse.

O coordenador das UBSdo município, Gilson Nascimento agradeceu, “a força motriz dessa estratégia são os agentes comunitários de saúde. Também destaco o trabalho da GRS que está conosco nessa caminhada, agradeço a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Patrícia Magalhães e a diretora Maria Cândida. Agradeço também aos colegas gerentes das unidades, guerreiros, que vem trabalhando muito. Agradeço aos médicos que nos vem dando um grande apoio, ao secretário de saúde,Ana Paula e Nalda pela organização desse evento, e a presença do psicólogo Eder Lúcio. Chegamos com o programa a 91% dos domicílios de Pirapora, diminuímos a questão do baixo peso e a desnutrição infantil. O número de hospitalizações também vem diminuindo”, destacou o coordenador da Atenção Primária à Saúde de Pirapora.

O secretário de Saúde, Sinvaldo Alves ressaltou, “acompanho a situação de saúde no mundo inteiro, e em toda a minha história na saúde, já são muitos anos atuando com a saúde da família, eu nunca vi um momento tão complexo como este que estamos vivendo agora. Então, a atenção primária é a expectativa mais positiva para sustentar esse modelo de saúde que o Brasil se propôs a fazer. Não é possível fazer uma saúde de qualidade com pouco dinheiro. Eu cumpro com o meu papel de gestor que é estar sempre tentando ampliar o orçamento, pois precisamos terminar as reformas e ampliação que estamos fazendo em algumas unidades de saúde. Além disso, daremos sequencia a construção das unidades que foram iniciadas e não puderam ser concretizadas, como as UBS Santos Dumont e Cidade Jardim. Nosso modelo de saúde passa por questões de financiamento, pela logística, mas passa principalmente pelo trabalho e pelo dever que temos que é a humanização no atendimento”, concluiu o secretário Sinvaldo Alves.

Os profissionais da equipe do programa ‘Melhor em Casa’ foram recebidos com muito entusiasmo pelo público que participou do evento, foram destacados o médico Dr. Rogério, e os residentesBruno, Maria Isabel e Lorena.

O vice-prefeito, Orlando Pereira de Lima disse ter orgulho por ter sido agente comunitário de saúde. Ele ressaltou também uma conquista desta gestão, através do deputado federal Renato Andrade, “foram R$ 672 mil para serem investidos na saúde”, garantiu.

A prefeita de Pirapora, Marcella Machado Fonseca falou que há ainda muitos desafios pela frente e que a saúde continua sendo prioridade em seu governo. “Reconhecemos a dedicação dos agentes comunitários de saúde e de toda equipe da Saúde da Família. Vamos superar os grandes desafios e os grandes problemas, para levar esse programa de Saúde da Família em todas as casas de Pirapora e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou a prefeita.