Secretaria de Educação presta esclarecimento por meio de coletiva

Publicado em: 23 de março de 2017
Publicado por: Migração do Site

Diante da realidade encontrada e da necessidade de se comunicar com a comunidade piraporense, a Secretaria Municipal de Educação convocou nesta quarta-feira os veículos de imprensa de Pirapora para uma entrevista coletiva onde foi exposto o trabalho realizado pela SEMED nesses 80 dias de gestão.

Esse momento foi construído a partir de diagnóstico detalhado de cada um dos setores que compõe a gestão da educação. Tais representantes compuseram a mesa da coletiva, juntamente com a secretária Mara Bianca Santos Lopes Cardoso: Érica de Freitas Guimarães Ramos, da Equipe Do Transporte Escolar; Antônio Cardoso De Souza Gomes Filho, Engenheiro Responsável pela Inspeção de Obras; Dr. Emerson Marcelo Gonçalves Caires, Assessor Jurídico da Secretaria de Educação; Ana Carolina Rosa de Jesus, Superintendente de Execução Orçamentária, Financeira e Rodrigo Barbosa, Responsável pela Gestão de Políticas Pedagógicas.

Os primeiros esclarecimentos foram quanto à estrutura das 21 unidades de ensino do município que em sua maioria atendem ao ensino infantil e pré-escolar. De acordo com a Secretária Mara Bianca, é importante ressaltar que este é um desafio abraçado por esta gestão, pois é imprescindível entregar um serviço de qualidade aos alunos e pais, que são nosso público. “Independente da herança de desgaste da infra-estrutura das escolas e creches, foi necessário ações imediatas para que pudéssemos garantir o calendário letivo dos estudantes. Agimos para garantir o mínimo de estrutura, merenda, transporte e material pedagógico para garantir o atendimento nas unidades, prezando pelos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. O mais importante para nossa equipe é resolver cada problema, pensando sempre no bem estar dos alunos, servidores e da comunidade escolar”, enfatizou a Secretária.

Pontualmente, todas as unidades apresentam problemas estruturais, sendo que a situação mais critica é quanto à manutenção de rede elétrica, mofo devido à infiltração, má conservação dos telhados, rachaduras nos prédios, móveis antigos e desgastados, redes de água e esgoto precárias e pintura velha. Mara Bianca ressaltou ainda que, infelizmente, as unidades recém inauguradas são que tem dado mais trabalho. “Esse problema se deve principalmente ao fato de que essas unidades, como a Escola M. Mathilde Cordeiro e Creche do Bairro Industrial, foram inauguradas com obras inacabadas. Esses detalhes que precisam ser concluídos não são mais de responsabilidade das empresas que prestaram serviço de construção e reforma, pois elas tem documentação comprovando que as unidades não estavam aptas a funciona, mas foram inauguradas e essa dívida passou a ser do município”, explicou a secretária.

Outro ponto fundamental abordado na coletiva foi o transporte escolar. Em 2017 a SEMED adotou uma nova estratégia para atender a comunidade, pois é necessário respeitar as diretrizes de regionalização do ensino, que determina que os alunos sejam inseridos na escola mais próxima de suas residências. Mara Bianca destacou: “Sabemos que esta medida incomodou muitos pais, porém temos a certeza que não violamos o direito dos alunos. As vagas estão disponibilizadas nas unidades que atendem os bairros mais afastados. Precisamos que os pais entendam que, obrigatoriamente, o transporte escolar é voltado para os moradores do meio rural e que é necessário também abraçar a comunidade escolar que se instalou na região dos Bairros São Geraldo e Cícero Passos, pois essas unidades contam também com equipe pedagógica capacitada para atender essas comunidades”.

Um ponto fundamental par a educação do município é o EJA, Educação de Jovens e Adultos, que funciona na Escola Municipal Doutor Otavio. Mara Bianca informou que “no momento estamos em fase de adaptação neste setor, pois precisamos otimizar o serviço para que possamos atender mais jovens e adultos da nossa cidade. Atualmente o EJA funciona na Escola Municipal Doutor Otávio atendendo apenas duas turmas”.

Um esclarecimento fundamental prestado na coletiva foi também sobre a situação do Cursinho pré-vestibular municipal, que atualmente está fechado. De forma direta, a secretária explicou: “Nosso pré-vestibular estava funcionando de forma inadequada e não atendia as necessidades dos nossos estudantes. Apesar de ter uma equipe capacitada, ainda faltam professores de várias disciplinas importantes. Além disso, o material pedagógico insuficiente e a localização não favoreciam em nada o acesso dos alunos a um curso preparatório de qualidade. A população precisa saber que estamos preparando um novo Pré-vestibular, onde os jovens que desejam ingressar no ensino superior terão uma estrutura física e pedagógica de qualidade para que eles possam competir, em pé de igualdade, às vagas das universalidades de todo país”.

Mais um ponto essencial é a situação da merenda escolar do município, onde os problemas se resumem a burocracia enfrentada para aquisição de alimentos. “A realidade que encontramos ao assumir a secretaria foi de contratos com fornecedores encerrados. Por isso o montante de alimentos em estoque e pudemos adquirir só foi suficiente para atender os alunos da rede municipal durante 22 dias. Dessa forma, após a instalação da equipe de licitação da prefeitura, priorizamos na SEMED formas de agilizar a compra dos suprimentos para as escolas e creches. Vale ressaltar, que em nenhum momento o cardápio das unidades foi prejudicado. Todas as refeições oferecidas foram balanceadas de acordo com a tabela nutricional exigida para os alunos. Sabemos também que só foi possível oferecer o mínimo necessário e estamos trabalhando a cada dia para proporcionar uma merenda escolar de excelência para nossos alunos”, Mara Bianca enfatizou.

Mesmo com tantas dificuldades, a SEMED já alcançou várias conquistas que farão diferença na vida dos estudantes de Pirapora. “Nossos cursos do PRONATEC estão em fase de homologação do MEC e logo serão disponibilizadas as vagas à população. Outra conquista é o dialogo com a Unimontes que vai nos proporcionar melhorias no acesso ao ensino superior. Além disso firmamos parceria com instituição de Pirapora que vai proporcionar a instalação de uma nova Biblioteca municipal, totalmente reformulada e moderna, que vai trazer vida, educação e entretenimento para nossa cidade”, Mara revelou.

 

Para finalizar, a secretária pediu que a população entenda que ela e a gestora municipal Marcella querem e estão trabalhando para que Pirapora seja referência como educação de qualidade no Norte de Minas. “Para isso é preciso reconhecer que, diante da realidade encontrada no município, tudo tem seu tempo para ser resolvido pois lidamos com problemas de pequeno, médio e grande porte. E cada necessidade enfrenta entraves que em cada situação é resolvida a curto, médio e longo prazo. O mais importante é não deixar o atendimento parar e sempre buscar oferecer o melhor para os cidadãos piraporenses”.