Pirapora lança Serviço Especializado em Abordagem Social

Publicado em: 15 de março de 2017

A partir de agora, Pirapora conta com mais um serviço inovador. Desta vez, foi lançado o SEAS – Serviço Especializado em Abordagem Social, que já está sendo realizado por equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso de crack e outras drogas. O lançamento aconteceu na última semana no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEP) de Pirapora e teve participação de dezenas de setores da sociedade.

O assistente social Junior Carlos Carvalho Boas apresentou o SEAS e destacou, inclusive, que o Serviço já começou. “Mapeamos o município para identificarmos o acesso ao serviço, que se dá, principalmente, pela identificação de pessoas e famílias em situação de risco”, enfatizou.

A secretária municipal Heloísa Alves de Almeida Gribelfez questão de informar que cada setor ali representado terá grande representatividade frente ao SEAS. “A parceria com as Escolas, Polícia Militar, Câmara Municipal, Secretarias Municipais, Conselhos, Associações, etc vai formar uma Rede de Trabalho, apta a personalizar e ampliar, cada vez mais, o SEAS. Para Pirapora, é motivo de orgulho contar com pessoas tão capacitadas, dedicadas, competentes, determinadas e envolvidas com a Assistência Social”, explicou. “O SEAS vai conversar com as pessoas que precisam do serviço e encaminhá-las aos equipamentos sociais e é por isso que trabalharemos em sintonia com a rede. É uma determinação da prefeita Marcella Ribas tratarmos a Assistência Social como uma das prioridades de governo”, concluiu.

Objetivos do SEAS:

Identificar famílias e pessoas com direitos violados, a natureza das violações, as condições em que vivem, estratégias de sobrevivência, aspirações, desejos e relações estabelecidas com as instituições;

Construir o processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais;

Promover ações para reintegrar o usuário do Serviço à família e à comunidade;

Promover ações de sensibilização para divulgação do trabalho realizado, direitos e necessidades de inclusão social e estabelecimento de parcerias;

Serviço

A equipe do SEAS trabalha no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), à Rua Paraopeba, 591, bairro Santo Antônio.